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15 dicas para acertar o preparo das hortaliças

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Foto de diversas hortaliças

  • 01.Prepare as hortaliças o mais próximo possível da hora de cozinhá-las;
  • 02.Procure utilizar as hortaliças inteiras ou partidas o mínimo possível, para reduzir a perda de vitaminas e minerais;
  • 03.Sempre que possível, cozinhe as hortaliças com casca;
  • 04.Cozinhe as hortaliças em pequena quantidade de água (apenas o suficiente para cobri-las) ou usando apenas vapor. Quanto maior o volume de água, maior a perda nutricional;
  • 05.Só acrescente sal depois que as hortaliças estiverem cozidas;
  • 06.Nunca adicione bicarbonato de sódio no meio de cocção;
  • 07.Observe o ponto de cocção das hortaliças: eles devem ficar apenas tenras, abrandadas, e não desmanchando. Isso também faz diferença na redução de perdas nutricionais;
  • 08.Coloque as hortaliças na água já fervendo, assim, elas cozinham mais rápido;
  • 09.Cozinhe as hortaliças de folhas duras em panela destampada, em bastante água em ebulição e no menor tempo possível. Assim, elas não perdem a cor verde;
  • 10.Hortaliças de sabor forte e ricas em enxofre como repolho, couve-flor e nabo, também devem ser cozidas em bastante quantidade de água e com a panela destampada para volatilização dos ácidos aromáticos. Se cozinharem demais, produzem sabor indesejado.
  • 11.Cozinhe couve-flor e brócolis sempre com o talo voltado para baixo.
  • 12.Cozinhe os aspargos amarrados e em posição perpendicular ao fundo de uma panela alta: os talos devem ficar submersos e as pontas, fora da água.
  • 13.Adicione vinagre ou limão na água de cocção dos vegetais vermelhos como beterraba e repolho roxo. Assim, eles preservam a cor. Uma boa proporção é 1 colher (sopa) para 1 litro de água.
  • 14.Use a água da cocção das hortaliças para preparar sopas, molhos, ensopados. Assim, você aproveita os nutrientes.
  • 15.Se for cozinhar vários tipos de hortaliças em uma mesma panela, observe o ponto de cozimento de cada uma e retire a tempo de garantir a textura tenra.
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