Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

3 sugestões para aproveitar a safra da mandioca

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Mandioca in natura

De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas, a mandioca é um dos principais alimentos energéticos utilizados no país, devido à sua rusticidade e ampla adaptabilidade. Mais de 80 países a produzem e o Brasil participa com mais de 15% da produção mundial.

A mandioca se deteriora muito mais rapidamente do que as outras hortaliças de raiz. Ela pode ser mais bem conservada se as raízes forem mantidas em lugares bastante úmidos. Por isso, a melhor alternativa é o congelamento da raiz descascada ou conservada por alguns dias imersa em água, dentro da geladeira.

Confira 3 opções para aproveitar a mandioca no cardápio do seu restaurante:

1. Nhoque de mandioca: misture 6 xícaras (chá) de mandioca em pedaços cozida e amassada com 1 colher (sopa) de manteiga, 1 ovo, sal e pimenta-do-reino a gosto até ficar homogêneo. Junte, aos poucos, 1 xícara (chá) de farinha de trigo e sove até soltar das mãos. Faça rolinhos com a massa e corte em cubos. Cozinhe em água fervente e sirva com o molho de preferência.

2. Bolo gelado de mandioca: no liquidificador, bata 250g de mandioca cozida e amassada, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 4 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 50g de manteiga, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno e 100g de coco ralado fresco até ficar homogêneo. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora antes de servir.

3. Pão de mandioca: misture 60g de fermento biológico fresco, 1 xícara (chá) de leite morno, 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de sal, 4 ovos e 500g de mandioca cozida e amassada até ficar homogêneo. Aos poucos, adicione 1kg de farinha de trigo e sove até desgrudar das mãos. Divida a massa em 4 partes e deixe descansar por 30 minutos. Pincele com 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e leve ao forno médio, preaquecido, por 45 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida.

Voltar