Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

5 dicas de como aproveitar as sobras de feijão em receitas clássicas

sexta-feira, 1 de março de 2019

Reaproveitamento de sobras limpas é um conceito de sustentabilidade que não pode faltar em nenhuma cozinha, especialmente a de um restaurante. A questão de economia financeira é importante, mas, sabendo aproveitar as sobras de alimentos, você pode ter a chance de inovar o seu cardápio com um belo toque criativo. Hoje, vamos ver formas clássicas de usar o feijão cozido:

  1. 01.Tutu de feijão: receita típica das regiões de Minas Gerais e de São Paulo, é um prato que pode ser preparado em poucos minutos. Primeiro, engrosse o caldo das sobras de feijão com farinha de mandioca. Depois, junte pedaços de linguiça calabresa, torresmo frito e outra carne de sua preferência. Tempere a gosto e está pronto para servir!
  2. 02.Baião de dois: a receita é típica do Nordeste, especialmente do estado do Ceará, mas existem diversas formas de ser preparada. A receita popular leva carne de sol, arroz, feijão verde, queijo coalho e manteiga de garrafa. É um prato que não precisa de acompanhamento, mas pode ser servido com itens regionais como paçoca de carne seca, farofa e mandioca frita.
  3. 03.Caldinho quente: essa é uma forma rápida e prática de aproveitar o feijão. Bata os grãos com o caldo no liquidificador por alguns instantes. Frite pedaços de bacon e junte ao caldo batido. Fica ainda mais gostoso se você incrementar com couve fatiada, macarrão para sopa ou pedaços de pão. Vale servir até como petisco de boteco!
  4. 04.Chili: prato muito tradicional da culinária Tex-Mex (junção do estado do Texas, nos Estados Unidos, com o México), é feito com vários tipos de feijão misturados com carne moída, tomates em pedaços e a indispensável pimenta.
  5. 05.Farofa de feijão: supersimples de preparar, a receita pode dar cara nova a esse acompanhamento tão popular que é a farofa. Frite cebola, alho e pimentão na manteiga, adicione o feijão sem o caldo e misture com farinha de milho. Experimente servir com carnes!
Voltar