Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

A hora e a vez dos queijos

terça-feira, 16 de junho de 2015

queijoss

Amarelo, branco, de vaca ou de cabra, são tantos tipos de queijo que fica difícil escolher. Por isso, preparamos uma lista com alguns tipos de queijo e como você pode usá-los. Confira!

 

Cottage

De origem inglesa, ele é feito a partir do leite de vaca desnatado e pasteurizado. É composto basicamente por grãos de coalhada e uma mistura de creme e sal. Possui textura cremosa e cor branca. O sabor é levemente ácido e salgado. Apresenta-se na forma de grãos (pequenos, médios ou grandes) ou em forma de pasta (tipo petit-suisse). Possui menos gordura e calorias que os outros queijos brancos e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais. Pode ser consumido com pão, tortas, saladas de frutas, sanduíches, mel, cereais e no preparo de receitas light substituindo o creme de leite.

 

Muçarela

É muito comum na nossa culinária, mas deve ser consumida com moderação! É feita com leite de vaca, e é comercializado sem curar. Tem sabor mais acentuado e menos delicado do que a muçarela de búfala, sendo também menos macia. A muçarela comum apresenta alto teor de sódio em sua composição, assim como, mais gordura quando comparada com queijo tipo minas ou ricota, por exemplo. Por isso, seu consumo deve ser moderado. Devido ao alto teor de água, a muçarela absorve facilmente os sabores de outros ingredientes e temperos. Sua textura macia rende pratos interessantes. Pode ser temperada com ervas e azeite de oliva e servida com pão, em pizzas e em gratinados.

 

Brie

O queijo brie é preparado com leite de vaca integral, misturado com leite parcialmente desnatado. É macio e ligeiramente oleoso, de cor amarelo-forte. Sua crosta rugosa é coberta pôr um bolor esbranquiçado, produzido por um fungo. Sendo derivado de leite é uma ótima fonte proteica. Possui dois tipos, o brie de Maux e o brie de Melun. O primeiro tem textura macia, mas firme (sem derreter), aroma e sabor de cogumelos. Quando está bem curado, tem sabor forte, mas não picante. O brie de Melun tem sabor mais acentuado e um mais salgado. Possui alto teor de gordura e colesterol. É servido como queijo de mesa, acompanhado de pães diversos, geleias, mel e no preparo de pizzas e risotos.

 

Ricota

Tem origem italiana e é produzida a partir do soro de leite de vaca, para isso o leite deve ser coagulado. Para ser considerada de boa qualidade, a ricota deve ser firme (não deve esfarelar), mas não sólida. Ela é rica em albumina e lactoglobulina (que são proteínas do leite) e possui alto teor de cálcio e baixo teor de gordura.  Pode ser incluída em preparações doces e salgadas, em massas, sobremesas, saladas, sanduíches, patês e pastas.

 

Parmesão

O parmesão é um dos tipos de queijo mais consumidos, principalmente na forma de queijo ralado. Teve sua origem na região italiana do Vale do Pó, por volta de 1200. Possui textura dura, sabor forte, baixo teor de umidade e textura granular resultante da grande retirada do soro. Agrega muito sabor nas preparações como risotos, massas, patês, pizzas e até como aperitivo acompanhado de um bom vinho. Mas, cuidado: é um queijo com maior teor de gordura e sódio!

 

Queijo Prato

Ele é da família dos queijos tipo gouda, originários da Suíça. O queijo prato encontra-se entre os queijos mais consumidos no Brasil, principalmente para o preparo de sanduíches. Apresenta massa semicozida e lavada, o que explica sua consistência macia e sabor suave adocicado. Normalmente é um queijo fechado, podendo, entretanto, apresentar olhaduras (buracos no queijo). Por ser um queijo mais encorpado, ele possui um teor de gorduras muito maior quando comparamos com a muçarela, por exemplo.

 

Minas Frescal

Um queijo leve, de sabor suave, que apresenta massa crua, coloração esbranquiçada e consistência mole. Possui excelente fonte de cálcio, vitaminas e minerais. É um queijo com menos teor de gordura, sódio e colesterol. Pode ser usado em sanduíches, saladas, pastas, petiscos, risotos e massas.

 

Inclua-os na sua alimentação de maneira saudável e saborosa! Compartilhe!!

Voltar