Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Alergia alimentar ou intolerância: entenda a diferença

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Mulher recusando leite

A alergia alimentar já é considerada um problema de saúde pública. Cerca de 8% das crianças com menos de três anos e até 3% dos adultos são afetados pela doença. Nos Estados Unidos, uma em cada 13 crianças tem alergia alimentar. Apesar dos dados sobre a sua incidência no Brasil serem escassos e limitados, indícios apontam sua ascensão, o que motivou inúmeros avanços nos tratamentos nos últimos sete anos.

O que é alergia alimentar?

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico após a ingestão de determinado alimento. Mesmo consumido em pequenas quantidades, pode desencadear sinais e sintomas que variam de gravidade. Eles podem ser leves, como uma coceira, ou até mais graves e fatais, como dificuldade de respirar ou choque anafilático.

Nestes casos, há uma reação sistêmica imediata com comprometimento da pele, do trato gastrointestinal, sistema respiratório e cardiovascular que, se não for tratada com rapidez, pode levar a pessoa à morte.

O que causa alergia alimentar?

Todos os alimentos são considerados potencialmente alergênicos. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), 80% de todas as alergias ocorrem por causa de oito produtos específicos: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e crustáceos.

No entanto, é importante ficar atento. É fácil confundir alergia alimentar com intolerância alimentar, que é uma reação muito mais comum. A intolerância alimentar é menos grave e não envolve o sistema imunológico: apenas traz dificuldades de digestão.

Diante disso, fica claro a importância de ter sempre à disposição dos seus clientes os ingredientes usados em todas as preparações servidas no restaurante. Se isso puder ficar exposto de alguma maneira, com uma descrição no cardápio chamando a atenção para o que tem maior potencial de causar alergia, melhor ainda. Proteger a saúde de todos nunca é demais!

Voltar