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Algumas trocas podem deixar a sua dieta mais saudável

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

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Engana-se quem pensa que para ter um estilo de vida saudável é preciso adotar medidas radicais. Algumas substituições podem garantir uma maior disposição, ajudar nos treinos e, principalmente, no controle do peso corporal.

  • Sabe aquele pãozinho repleto de manteiga? Esse mesmo pão pode ficar ainda mais saudável se substituirmos a manteiga por requeijão light. Estudos mostram que a gordura saturada presente na manteiga, quando ingerida em grande quantidade, está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
  •  Troque o chocolate ao leite e branco pelo chocolate amargo (melhor ainda se for orgânico): uma barra pequena da versão amarga tem menos açúcar, tem propriedade anti-inflamatória e contém antioxidantes. Essa troca poderá ajudar no controle da pressão sanguínea, oferecer saciedade e nos proteger do envelhecimento causado pelos radicais livres.
  • Em vez de café, tome chá verde: o chá possui catequina. Vários estudos sugerem que esse tipo de flavonoide pode auxiliar a longo prazo na perda de peso. Além disso, a American Dietetic Association sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia, para prevenir certos tipos de câncer.
  • Após o almoço troque aquela porção de pudim, chocolate, mousse ou qualquer sobremesa desse tipo por uma fruta in natura, furtas secas ou, algumas vezes, pelo doce de frutas, gelatina ou até mesmo por um picolé de frutas. Com essa troca você evita a ingestão de alguns gramas de gordura extra.

Veja a tabela abaixo, que mostra outras trocas saudáveis:

Veja a tabela abaixo, que mostra outras trocas saudáveis:

Refeição

Mais comum

Mais saudável

Café da manhã

Cereais matinais com açúcar, pão com farinha branca, queijo amarelo

Cereais e pães integrais, pães com frutas, granola, aveia e cerais sem açúcar

Lanches

Esfihas, pizzas, salgadinhos, croquetes etc.

Castanhas, nozes, amendoim, frutas secas

Almoço/ Jantar

Arroz, macarrão, pão “branco”, carnes gordas

As versões integrais, risotos com vários tipos de arroz e verduras, macarrão com molho de tomate. Carnes magras de preferência assadas ou cozidas

Bebidas

Refrigerantes, sucos industrializados, chás enlatados

Sucos e chá naturais e sem açúcar e água. Todos de preferência entre as refeições

Essas pequenas substituições garantem mais saúde e evitam aqueles “quilinhos” extras.

 

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