Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Alimentação saudável para você e o planeta: essa é a maior tendência em restaurantes para 2018

sexta-feira, 23 de março de 2018

O consumo natural, sustentável e transparente aplicado às refeições do dia-a-dia. Essa é a maior tendência em alimentação, de acordo com o relatório global de tendências de alimentos e bebidas 2018 da empresa Mintel.

Você pode pensar que isso é o mesmo que oferecer uma comida saudável, no entanto, a filosofia do momento vai um pouquinho além, alcançando não só o cuidado pessoal, mas o cuidado com o planeta também.

Parece complicado colocar isso em prática? Nem tanto. De acordo com o relatório da Mintel, basta adaptar o cardápio para que ofereça alimentos em seu estado mais natural e orgânico. Vamos a alguns exemplos:

• Crie refeições baseados em plantas. Seu estabelecimento não precisa se tornar vegetariano ou vegano, mas cuide para que ofereça pratos feitos com vegetais, frutas, algas, cereais. Ponto extra se os fornecedores forem orgânicos e/ou locais.
• Quanto às carnes, invista naquelas originadas de animais criados em curral e que tenham crescimento lento. Quanto menos agressiva a produção, melhor.
• Receitas na linha sem açúcar refinado, glúten, lactose, cafeína, etc. podem ser o grande diferencial do seu cardápio. O mesmo vale para as receitas que usam o alimento integralmente, ou seja, com cascas, talos e folhas.
• Servir a comida com utensílios feitos à mão, de cerâmica, madeira, argila e materiais mais naturais pode colaborar com a ambientação naturalista.

Por fim, não se esquece de deixar essa filosofia explícita no seu negócio. Comunique claramente esse compromisso com a alimentação saudável, bem como a responsabilidade social com o meio ambiente.

O cardápio, os veículos digitais (site, rede social) e a própria intervenção da sua equipe de atendimento podem ser canais adequados para isso.

Voltar