Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Alimentos que te deixam mais feliz

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

shutterstock_153550832

 

Quando o final de semana se aproxima, para que a energia e a disposição vão se esgotando. O estresse, a indisposição e o cansaço prejudicam a saúde. Normalmente, esses sintomas são causados pela grande quantidade de radicais livres, que atingem as células sadias e podem causar envelhecimento precoce, além de várias doenças.

Para combater os radicais livres e o estresse, nada melhor que uma alimentação saudável, rica em alimentos com poder antioxidante. A atividade física também é fundamental.

Inclua na sua alimentação peixes e frutos do mar, que são fontes de minerais essenciais para a saúde cerebral, como o zinco e o selênio, que também ajuda a combater o mau humor. Já os ovos contêm tiamina e niacina, vitaminas do complexo B, que promovem bem-estar e melhoram a memória.

Se você tem dificuldades para dormir e anda de mau humor, nada melhor que alimentos ricos em triptofano, uma substância precursora da serotonina, hormônio que causa sensação de bem-estar e melhora o humor. Entre os alimentos ricos em triptofano estão o leite, as sementes, banana, aveia e brócolis.

Precisa de uma opção de lanche intermediário? Aposte nas oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. Elas são ricas em selênio, que ajuda a reduzir o estresse, além de combater os radicais livres. Para ajudar o corpo a ficar mais forte você também precisa da vitamina C, presente principalmente em frutas cítricas, como laranja, limão, morango, acerola, goiaba, maracujá, etc.

Capriche na salada, a alface tem um poderoso efeito calmante, diminuindo a ansiedade. Espinafre e folhas verdes escuras dão força, diminuem o estresse e ainda possuem a capacidade de manter o sistema nervoso tranquilo e com sensação de bem-estar. Agora, se você precisa de mais energia, use mais pimenta nas suas preparações, assim como gengibre, canela e outros temperos picantes.

Viu como os alimentos podem ajudar o organismo a se recuperar do estresse? Confira o cardápio feito pelas nossas nutricionistas e diga não ao cansaço!

 

Café da manhã

1 copo de suco de laranja

½ mamão papaia com aveia

2 fatias de pão integral

1 fatia de queijo branco

 

Lanche da manhã

2 castanhas-do-pará

4 morangos

 

Almoço

Salada de folhas verdes / 6 tomates cerejas

3 colheres (sopa) de arroz integral

1 concha de feijão

3 colheres (sopa) de espinafre refogado

1 filé de peixe grelhado com legumes

Salada de frutas

 

Lanche da tarde

1 banana com aveia e canela

 

Jantar

Salada de rúcula e agrião / 3 colheres (sopa) de cenoura ralada / 2 rodelas de beterraba

3 colheres (sopa) de purê de mandioquinha

1 filé de salmão assado com amêndoas

1 colher (servir) de brócolis refogado

2 fatias de melão cantaloupe

 

Ceia

1 xícara (chá) de chá de capim-cidreira

1 noz

 

Lembre-se: os alimentos e o bem-estar caminham sempre juntos!

Voltar