Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Amendoim: um alimento versátil que pede cuidado!

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Ainda que se assemelhe a castanhas ou sementes, o amendoim é uma leguminosa, ou seja, é da mesma família que o feijão, a lentilha, o grão-de-bico.

Ele vai bem em uma grande variedade de receitas e é rico em proteínas, vitaminas, minerais e também em fitoestrógenos (que dá uma força à saúde hormonal das mulheres) e resveratrol (antioxidante que também está presente na uva).

No entanto, também é um dos alimentos mais contaminados por aflotoxina, um componente tóxico produzido por fungos.

Os efeitos dessa toxina no nosso corpo são cumulativos e os mais graves dizem respeito a cirrose, necrose do fígado, hemorragia nos rins, hepatite B, câncer de fígado, lesões sérias na pele e problemas intestinais.

É claro que isso só vai acontecer se o consumo for de grandes quantidades e por um longo período de tempo. Ainda assim, vale ter atenção.

O principal cuidado é muito simples: na hora da comprar, observe se, na embalagem do produto, consta o selo da Pró-amendoim, uma entidade no Brasil que fiscaliza a adequação do produto à legislação estabelecida contra a contaminação por aflotoxina.

Lembrando que, infelizmente, aquecer, salgar, transformar em pasta não vai livrar o alimento dessa substância. Então, vale checar, além da embalagem do amendoim in natura, aquelas de produtos processados (paçoca, pasta, creme, amendoim torrado, etc.).

Uma medida simples, que pode fazer muito pela sua saúde lá na frente!

Voltar