Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Aprenda 3 opções de saladas refrescantes para incrementar o cardápio

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Salada refrescante

Com a temperatura subindo, nada melhor do que incluir saladas refrescantes como opção para as refeições principais do seu cardápio. Incluindo alimentos leves e nutritivos como peixes e fruto do mar, é possível deixar os pratos mais leves e, ao mesmo tempo, completos. Aprenda 3 receitas de saladas refrescantes que vão conquistar sua clientela!

1. Salada grega com sardinha

Em um tigela, junte 1 pepino tipo japonês médio com casca em cubos, 1 tomate grande em cubos, 3 colheres (sopa) de pimentão verde em cubos, 2 colheres (sopa) de cebola picada e 2 colheres (sopa) de azeitona preta picada. Tempere com sal a gosto e cubra com os filés de 1 lata de sardinha com molho de tomate picante. Sirva em temperatura ambiente.

Dicas do chef: prefira o pepino japonês por ter menos sementes. Corte o tomate e o pepino em cubos médios e o pimentão em quadrados menores. Misture croutons (pão amanhecido cortado em cubinhos e passados no azeite ou manteiga até dourar) para deixar o prato completo.

2. Salada de arroz crocante

Em uma tigela, misture 1 lata de atum ao natural, 1 cebola pequena em fatias bem finas, 1 pepino japonês pequeno em fatias bem finas e 1 xícara (chá) de erva-doce fresca em fatias bem finas. Tempere com 3 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta rosa a gosto. Reserve. Em uma tigela, espalhe 3 xícaras (chá) de arroz cozido e frio. Espalhe a mistura de atum por cima e sirva.

Dicas do chef: para diminuir o sabor forte da cebola, deixe-a de molho em água por cerca de 1 hora, trocando a água de vez em quando. Cozinhe 1 xícara (chá) de arroz em 1 litro de água fervente temperada com sal, azeite, 1 dente de alho e 1 folha de louro para acentuar o sabor. Você pode substituir o arroz por uma massa curta (penne, gravatinha ou parafuso).

3. Salada de macarrão, espinafre, alho-poró e atum

Cozinhe 165g de macarrão curto (cerca de 1/3 do pacote) conforme recomendação da embalagem. Escorra e reserve. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e refogue 1/2 xícara (chá) de alho-poró fatiado até murchar. Junte 100g de espinafre limpo fatiado e continue refogando até murchar. Tempere com sal e reserve. Em uma tigela, misture 1 lata de atum em pedaços conservado em óleo, 100g de queijo tipo minas frescal cortado em cubos de 1cm, o refogado de vegetais e o macarrão cozido. Misture bem e sirva frio.

Dicas do chef: as massas de formato curto são: penne, fusilli, gravatinha e caracol. Você pode variar a receita, substituindo o espinafre por escarola.

Voltar