Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Aprenda a elaborar uma salada verde nutritiva

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

salada verde

Diversificar os alimentos e mesclar os nutrientes no preparo das refeições são estratégias importantes para manter a saúde e o bem-estar.  Saladas feitas com grandes variedades de ingredientes são ótimas opções para uma alimentação equilibrada e nutritiva. Muitas pessoas quando pensam em saladas se limitam a alface, tomate e cebola, mas as saladas podem ser preparadas com muitos alimentos diferentes.

Há diversos ingredientes e combinações para agradar a todos. Há uma centena de alternativas de verduras e legumes e, além disso, vegetais cozidos, frutas, grãos, nozes e sementes para preparar saladas, que podem inclusive incentivar o consumo mais frequente dessas preparações.

Para acabar com qualquer cara feia com as saladas, temos opções também para os dias com temperaturas mais baixas, que incluem ingredientes a base de massas, trigo para quibe e legumes cozidos.

Mas, preste atenção! Massas, vegetais cozidos, peixe e carne podem ser vilões se preparados de maneira não saudável. Devemos evitar colocar macarrão junto com outros ingredientes à base de carboidratos (batata, por exemplo). Se os ingredientes forem levados ao fogo, prefira o modo de preparo que não leve gordura, tais como cozimento a vapor, grelhado. Cuidado com os alimentos em conserva que contém elevada quantidade de sal.

Um tempero bem saboroso também ajuda. Ervas finas para dar aroma e sabor ao prato e azeite de oliva para auxiliar na saúde do coração. Você também pode usar suco de frutas cítricas como molho (laranja, tangerina, limão…), e iogurte no lugar da maionese para fazer molhos. Fique longe dos molhos prontos, pois eles contêm gordura, conservantes e sódio em excesso.  

Para montar uma salada saudável, natural e livre de gordura ruins para o coração, aposte em alimentos mais próximos da sua forma natural. Assim, sua saúde agradece!

Veja abaixo uma receita deliciosa de salada verde:

Salada verde completa

Ingredientes:

1 unidade de alface americana

½  unidade de alface romana

1 unidade de alface roxa

½  unidade de alface crespa

200 g de tomate cereja

300 g de figo em pedaços

300 g de queijo ricota picado

300 g de quinoa

200 g de nozes picadas

200 g de castanhas picadas

300 g de grão-de-bico cozido

2 colheres de sopa de azeite de oliva

½ unidade de cebola roxa

Alho-poró, alho desidratado em lascas e salsa a gosto

Modo de preparo:

Higienize todas as folhas e seque. Pique o queijo e reserve. Em um recipiente arrume as folhas alternadas de modo que fique colorido. Corte o figo em quatro partes, o tomate cereja ao meio e a cebola em rodelas e jogue em cima das folhas.

Em uma panela refogue o azeite, o alho-poró, o alho em lascas e o grão-de-bico, em seguida, jogue em cima da salada. Por fim, polvilhe o queijo, as nozes, as castanhas picadas, a quinoa e a salsa, e sirva em seguida.

 

Voltar