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Aprenda a preparar molhos saudáveis!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

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Os molhos combinam com vários pratos, desde saladas até carnes. Mas, será que são sempre saudáveis? Nem sempre! Nos supermercados há uma enorme variedade de molhos prontos, que embora sejam práticos, não são nada nutritivos. A maioria contém alto teor de sódio, gorduras, conservantes e aromas artificiais.

Além de somar calorias desnecessárias aos pratos, os molhos prontos elevam os riscos de desenvolver doenças como hipertensão, dislipidemias e obesidade. Portanto, a melhor maneira de consumir molhos é prepará-los em casa.

O molho de tomate, por exemplo, combina com diversos pratos e é rico em licopeno, antioxidante que previne o câncer de próstata, por exemplo. O molho pesto que é à base de azeite de oliva, é rico em gorduras que fazem bem ao coração, e podem levar em sua receita diversos ingredientes para aumentar o valor nutritivo da preparação, como as ervas frescas e as nozes, que são ricas em antioxidantes e nutrientes que ajudam a saciar a fome. Já os molhos preparados com vegetais como pimentão, cebola e cogumelos são incríveis em sua ação para aumentar a imunidade.

E para quem gosta de um molho mais forte, que tal preparar um com tomate, pimenta, cenoura, alho, salsinha e azeite de oliva? Bata tudo no liquidificador e use para acompanhar carnes de diversos tipos. Mas, atenção: se você quer um molho menos ardido, retire as sementes da pimenta e aproveite o toque marcante e afrodisíaco deste ingrediente.

Agora você já sabe, as ervas aromáticas, o azeite de oliva, o alho e a cebola podem ser a base para maravilhosos tipos de molhos. Use a criatividade e faça preparações deliciosas sem deixar de lado o equilíbrio nutricional. Para quem come fora de casa, a dica é usar azeite de oliva, vinagre ou limão e pouco sal. Fuja dos temperos prontos!

 

 

 

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