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Aprenda a reduzir a gordura na alimentação

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

oleos vegetais

 

É perfeitamente possível reduzir a gordura da sua alimentação, sem deixar a comida sem sabor ou ressecada. A gordura não é apenas aquela que adicionamos às preparações. Muitos alimentos contêm gordura, como embutidos, queijos, leite e até frutas, como o abacate. É importante saber que há gorduras ruins e gorduras boas.

A gordura saturada é ruim, pois em excesso afeta o sistema cardiovascular. Ela está presente em alimentos de origem animal, como carnes, leite, ovos, embutidos, queijos, etc. Já as gorduras mono e poli-insaturadas são benéficas para a saúde quando consumidas na quantidade ideal. Em geral, estão presentes em alimentos de origem vegetal, como no abacate, nas castanhas, nos óleos vegetais, etc.

O ideal é que a ingestão diária de gordura não ultrapasse 30% das calorias. Isso quer dizer que uma pessoa que consome 2 mil calorias por dia, pode comer até 600 calorias em gordura. Cada grama de gordura tem, em média, 9 calorias. É importante ficar atento aos rótulos dos alimentos industrializados. Além disso, é preciso escolher as carnes magras e trocar leite e derivados pelas versões light, semidesnatada ou desnatada.

Agora que você já conheceu um pouco melhor as gorduras, veja como reduzir o consumo:

Café da manhã: Para reduzir a gordura dessa refeição escolha queijos brancos, iogurtes e leite desnatados (ou light) e capriche nas frutas, elas são ricas em fibras que aumentam a saciedade, ajudam no funcionamento do intestino, além de fornecerem vitaminas e minerais.

Opção de café da manhã nutritivo:

– Leite ou iogurte desnatado

– Salada de frutas

– 2 fatias de pão integral torrado

– Patê de ricota com cenoura ralada

 

Lanches intermediários: Substitua salgadinhos, croissant, folhados, biscoitos recheados, chocolates e outras guloseimas por snacks assados, cereais integrais, castanhas, nozes, sempre acompanhados de uma fruta ou um suco natural.

Almoço ou jantar: Evite cozinhar com muito óleo ou fritar os alimentos. Retire a pele aparente das carnes, não use creme de leite, manteiga ou qualquer outra gordura de origem animal no preparo. Sempre prefira assar ou grelhar as carnes. Use e abuse das ervas frescas para temperar. Na salada, use azeite extravirgem de oliva, mas não abuse na quantidade.

Viu como é fácil? Procure em nosso site algumas receitas saudáveis e com pouca gordura. Além disso, fique de olho nos rótulos dos alimentos e na quantidade de gordura que eles representam na sua ingestão diária.

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