Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Centro de Vigilância Sanitária libera consumo de moluscos bivalves no Estado de São Paulo

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Uma boa notícia para os estabelecimentos que comercializam moluscos: o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) desinterditou o comércio e consumo de moluscos bivalves, tais como ostras, mexilhões, mariscos e berbigões, no Estado de São Paulo.

O comunicado foi publicado no Diário Oficial no último sábado, dia 10 de dezembro, após os resultados de análises apontarem que não existem riscos de contaminação desses alimentos pela chamada Maré Vermelha, fenômeno caracterizado pela proliferação excessiva de algas tóxicas na água do mar.

A interdição cautelar estava em vigor desde o dia 13 de julho e proibia o comércio e o consumo de moluscos provenientes das regiões costeiras de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Desde essa data, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária mantinha coletas periódicas de água e de mexilhão Perna para análises com o objetivo de monitorar a situação.

Os últimos resultados das avaliações constataram que não havia mais o risco de contaminação dos moluscos, o que possibilitou por parte do Centro de Vigilância Sanitária a desinterdição do comércio e consumo. 

Leia o comunicado oficial do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) aqui: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/zip/DOE%20Comunicado%20CVS-Sama-Ditep%20038-2016.pdf

Voltar