Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Chá verde: tire suas principais dúvidas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

O que é o chá verde?

O chá verde é obtido da planta Camellia sinensis, uma árvore de pequeno porte, de origem asiática, bem adaptada e cultivada no Brasil. Os principais tipos de chás provenientes dessa espécie são derivados de seu processamento (grau de fermentação), sendo eles o chá verde, branco, amarelo, vermelho e preto.

O chá verde ajuda a emagrecer?

Substâncias presentes nos chás verde, branco, amarelo, vermelho e preto podem auxiliar a reduzir a gordura corporal e a diminuir o peso. Consumo associado à alimentação adequada e a prática de exercícios físicos ajuda a promover um emagrecimento saudável e sustentável. Além disso, tem efeito termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo por meio de estímulos para o aumento da atividade do sistema nervoso simpático. Contudo, as pesquisas ainda são inconclusivas a respeito da dose necessária para se obter esse efeito.

Como preparar o chá verde para aproveitar suas propriedades?

Aqueça 100ml de água até pouco antes da ebulição e despeje 1g de folhas de chá verde. Deixa a infusão abafada por 3 a 5 minutos. Evite utilizar chás em sachês por serem desfavoráveis para a extração dos sólidos solúveis e compostos antioxidantes. Após o preparo, armazene por até 24 horas para consumo ao longo do dia.

Quais são os benefícios do chá verde?

A Camellia sinensis apresenta diversos compostos bioativos. Entre eles, destaca-se aqueles com ações antioxidantes, termogênicas, anti-inflamatórias, antiateroscleróticas, hipocolesterolêmicas, hipoglicemiantes e anticancerígenas, podendo auxiliar no tratamento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.

Qual dose diária devo tomar para obter os benefícios?

Os efeitos benéficos do chá verde dependem da quantidade de chá consumida e de sua biodisponibilidade. Há pesquisas ainda inconclusivas a respeito da dose necessária. Ressalta-se que ainda não existe um consenso quanto à dose e ao modo de administração ideais do chá verde, porém, alguns estudos sugerem o consumo entre as refeições, para não interferir no aproveitamento de micronutrientes do almoço e jantar.

Chá verde faz bem para a saúde?

Também considerado um alimento funcional, o chá verde produz efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Contudo, os alimentos funcionais só funcionam quando fazem parte de uma alimentação adequada e saudável. Destaca-se que o chá verde é composto por catequinas que, segundo pesquisas, reduzem a incidência de certos tipos de câncer, o colesterol e estimulam o sistema imunológico. Estudo ressalta os efeitos positivos do Chá Verde na prevenção das doenças cardiovasculares, entretanto destaca que ainda são necessárias mais investigações para elucidar a melhor forma de consumo e quantidade consumida para melhores resultados.

Fonte: Ministério da Saúde, 2018

Voltar