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Chocolate meio amargo e chocolate diet: qual é o melhor para consumo?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O chocolate ao leite diet recebe esse nome por não conter açúcar, porém, muitas vezes, são adicionados de adoçantes artificias. Apresenta em sua composição uma combinação de pó de cacau em baixa proporção, leite em pó, manteiga de cacau, entre outros ingredientes.
O sabor amargo ou adstringente do chocolate dos tipos amargo e meio amargo é atribuído, em parte, aos polifenois provenientes do cacau. Logo, esses chocolates contêm maior quantidade dessas substâncias que o chocolate ao leite. Por apresentar maior proporção de cacau, o chocolate meio amargo tem menor quantidade de leite e, consequentemente, menos gordura.
Afinal, qual o melhor chocolate para pessoas que precisam restringir o consumo de açúcar, como os portadores de diabetes, por exemplo? Para responder a essa pergunta, é importante considerar que:
• Embora o chocolate diet não apresente açúcar, esse produto possui maior quantidade de lipídeos, colesterol e ácidos graxos saturados, em comparação ao chocolate ao leite comum. Além disso, são adicionados de adoçantes artificiais que fornecem sabor extremamente doce.
• O chocolate amargo apresenta maior teor de polifenóis, que são benéficos para o organismo, mas contém açúcar, situação indesejável.
• Atualmente, existem no mercado opções de chocolate amargo e meio amargo sem adição de açúcar, adoçantes artificiais, corantes artificiais, aromatizante artificial e conservantes, sendo uma boa opção para a maioria das pessoas.

Fonte: Ministério da Saúde, 2018

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