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Como administrar pessoas e conquistar a parceria dos funcionários

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Gerenciando pessoas no negocio

Administrar pessoas é fazer com que cooperem umas com as outras, mas cada uma focada em atribuições específicas de um cargo, em prol do objetivo da empresa. Para isso, o empresário precisa definir os conceitos de organização, a descrição dos cargos e a administração de salários.
• Organização: organizações são formadas por indivíduos que devem alcançar determinados objetivos que, em ação individual isolada, não conseguiriam alcançar. A cooperação entre esses indivíduos é essencial para a existência da organização.
• Descrição dos cargos: descrever um cargo consiste em enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribuídas ao seu ocupante. Ao descrever um cargo, não podemos levar em consideração a pessoa que o ocupa atualmente, mas sim o que esse cargo deve realizar e quais são as suas atribuições.
• Administração de salários: conjunto de normas e procedimentos que visam a estabelecer e/ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização. Cada cargo tem o seu valor individual. O salário deve basear-se em um sistema lógico de comparações internas e externas dos cargos e de seus respectivos vencimentos.

9 dicas de sucesso para administrar pessoas

Além de toda essa parte de gestão, é preciso pensar no profissional como um colaborador-chave para o crescimento do negócio. O empresário deve adotar atitudes para fazer o funcionário se sentir parte da empresa e responsável pelo seu bom desempenho. Empresas de sucesso são feitas por pessoas vitoriosas. Quando a vitória é partilhada por todos, a motivação para novas conquistas pode ser redobrada. Para atingir esse objetivo, siga as dicas do Sebrae:
1. Mantenha o seu pessoal treinado e habituado na empresa. O custo de reposição de pessoas competentes é maior do que aumentar um pouco os dispêndios e conceder alguns benefícios;
2. Em reuniões de confraternização com todo o pessoal, mostre reconhecimento de bons resultados obtidos. A premiação por objetivos atingidos é instrumento fundamental para a continuidade da motivação e entusiasmo de seu pessoal. Prêmios-surpresa ou sorteios dão bons resultados;
3. Não cometa o erro de impor metas inatingíveis;
4. Nas comissões ao pessoal de vendas, implante um sistema de remuneração em que parte dos ganhos seja oriunda da venda total da empresa ou das lojas (por exemplo, cada vendedor ganha sobre as vendas de outro, ainda que em proporção menor), criando um ambiente de cooperação sadio, evitando a sonegação de mercadorias entre as lojas;
5. Evite paternalismo. Não permita pactos entre vendedores e, às vezes, com o próprio gerente para “ajudar” um vendedor a atingir sua meta e depois dividir as comissões. Se isso ocorrer, a empresa pagará comissões e prêmios que não deveria, como no caso de o gerente efetuar toda a operação de venda e atribuí-la a um vendedor;
6. Torne transparente sua política salarial. Leis e Decretos devem ser entendidos, pois a falta de informação geralmente é formadora de boatos comumente negativos;
7. Tenha uma organização simples, sem muitos níveis de mando. Use manuais de procedimentos o mínimo possível, optando por atitudes práticas. Muita informação só computador guarda;
8. Vacine-se contra a burocracia. Comunique sistematicamente a toda a empresa as admissões e demissões ocorridas e as suas causas. Evite boatos inconvenientes;
9. Decida e divulgue seu calendário e horários no início do ano quanto à escala de férias (individuais e coletivas), datas de inventários, dias e horários de compensações, escalas, folgas/prêmios, festas de confraternização, horários de Natal, Ano Novo, Páscoa e dias festivos e pagamento de 13º salário.

Fonte: Sebrae, 2019

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