Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Como armazenar os alimentos após a manipulação?

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

shutterstock_126902432

A validade do produto é o tempo que os alimentos podem ser conservados, mantendo as características nutricionais, sensoriais, físico-químicas e microbiológicas próprias para o consumo, desde que sejam mantidos nas condições indicadas pelo produtor (tempo, temperatura ao abrigo da luz etc.).

Após a abertura das embalagens originais perde-se imediatamente o prazo de validade informado pelo fabricante e torna-se imprescindível que o manipulador estabeleça um novo prazo de validade para que o alimento manipulado seja consumido sem riscos à saúde.

Alguns pontos importantes devem ser levados em consideração para o armazenamento correto pós-manipulação.

– Independente da temperatura de armazenamento do alimento, é fundamental que as recomendações do fornecedor sejam respeitadas.

– Alimentos descongelados não devem ser recongelados crus, apenas após a cocção esses alimentos poderão ser congelados novamente, para isso é necessário respeitar o tempo de armazenamento de acordo o tipo de alimento.

– Após a manipulação é necessário etiquetar aqueles alimentos que serão armazenado. Nessa etiqueta deve constar informações como: nome do produto, a marca, a origem, o modo de conservação, o prazo de validade original e o prazo máximo para consumo.

– Alimentos industrializados, após aberta a embalagem original, devem ser colocados em embalagens adequadas, respeitando as recomendações de uso.

Esses cuidados, além de um higiene correta, podem evitar contaminação do alimento e garantir que o consumidor tenha um produto final com qualidade.

 

Referência: Manual de Controle Higiênico Sanitário em Serviços de alimentação

Voltar