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Como escolher e armazenar legumes e verduras?

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Legumes e verduras são plantas ou parte de plantas que servem para o consumo humano. O nome verdura é utilizado quando as partes comestíveis do vegetal são folhas, flores e hastes. Já o nome legume é dado quando o que comemos são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra.

Ambos são boas fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água, auxiliando na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Por isso, seu consumo diário protege contra as doenças do coração e certos tipos de câncer – o que não se repete com a ingestão de medicamentos ou suplementos.

A seguir, veja como escolher e armazenar legumes e verduras:

Abóbora/Moranga: não compre as de polpa amolecida ou mofada nem com a casca suja ou manchada. Quando verde, deve ser guardada em lugar fresco e arejado. Quando madura e inteira, é melhor colocar na geladeira, onde se conserva por 3 semanas. Se partida, conserva-se por 1 semana.

Abobrinha: escolha abobrinhas novas e pequenas, de 15-20cm de comprimento, pois contêm menos água. Dê preferência às bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada (conforme o tipo), sem rachaduras ou picadas de insetos. Conserve em saco plástico transparente, na parte inferior da geladeira, por 5 a 7 dias.

Alface: verifique o “talo”, pois em pés de alface compridos não podem estar murchos nem muito moles. As folhas devem estar limpas, brilhantes e firmes, porém, não muito grandes. Envolva o pé de alface em papel-toalha úmido e mantenha em um saco plástico, na gaveta de legumes da geladeira, por 5 dias. Ou guarde folhas soltas em uma vasilha coberta com papel-toalha úmido, vedada com filme transparente de plástico. O “pé” dura mais que as folhas soltas.

Almeirão: prefira os de folhas verdes, firmes e limpas. Conserve na geladeira, protegido em saco plástico transparente, por 5 a 7 dias.

Beterraba: a casca deve ser lisa, firme e sem rachaduras. Escolha a beterraba de cor concentrada e tamanho médio. Conserve em saco de plástico na gaveta de legumes da geladeira. Retire as folhas antes de guardá-las.

Cenoura: se comprada com as folhas, verifique se têm boa aparência e cor viva. Sem as folhas, não deve apresentar mofo no corte. A cenoura deve ser bem firme e de cor alaranjado-vivo. Evite as que têm radículas (primeiras raízes da planta) finas e brancas. Pode ficar de 2 a 3 semanas num saco plástico, na gaveta de legumes da geladeira.

Chuchu: escolha chuchus pequenos, firmes e pesados, sem cortes, depressões nem áreas moles ou manchadas. Coloque em sacos plásticos bem vedados na gaveta de legumes da geladeira. Assim, duram vários dias.

Couve: prefira folhas compactas, pequenas e bem frescas, sem partes amarelas ou escuras, que não estejam murchas. Observe se os talos estão úmidos e com aparência de recém-cortados. Armazene em um saco plástico na gaveta da geladeira, longe das maçãs (que emitem gás etileno, responsável por agilizar a maturação de frutas, legumes e verduras), para evitar que a couve fique amarela.

Jiló: deve estar firme e com a superfície mais clara. O formato vai variar de acordo com a espécie (tipo). Conserve em geladeira, nas prateleiras mais baixas, em sacos plásticos, por uma semana.

Quiabo: procure quiabos pequenos (com 7,5 a 10cm de comprimento), bem verdes e firmes. Evite os secos ou moles, pois perderam a doçura. O quiabo não se conserva por muito tempo, por isso, use no dia da compra ou guarde em local fresco, por 1 ou 2 dias no máximo, fora da geladeira.

Repolho: deve estar firme, limpo e fresco e sem folhas externas amareladas e murchas. O corte do talo deve estar úmido. Guarde inteiro por aproximadamente 15 dias, em sacos plásticos, na gaveta de legumes da geladeira.

Taioba: escolha as folhas firmes, frescas, bem verdes e sem manchas. A taioba conserva-se por poucos dias na geladeira, depende muito se as folhas estão novas ou mais velhas. Então, programe sua compra para consumi-la rapidamente.

Tomate: prefira os tomates maduros que têm melhor sabor. Dê preferência aos firmes, lisos, de cor uniforme e sem manchas ou rachaduras. Se maduros, devem ser conservados em geladeira por uma semana e, se verdes, em temperatura ambiente até amadurecer.

Fonte: Ministério da Saúde, 2019

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