Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Como fazer a higienização correta das mãos

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

De acordo com o Ministério da Saúde, as mãos são a principal via de transmissão de doenças, pois a pele atua como um reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra. Incluindo a comida.

Por isso, fazer a higienização correta das mãos é medida essencial de segurança na cozinha. E, para iniciar o processo de forma adequada, é necessário é ter os produtos certos (antissépticos, sabões líquidos e outros produtos de limpeza profissional) e dedicar tempo para isso: a duração da higienização deve ser de, pelo menos, 1 minutos. Menos do que isso é considerado ineficaz. Vamos ao passo a passo?

  • Passo 1: o sabão líquido ou a espuma deve ser usado a partir do antebraço, lavando de cima para baixo, em direção às mãos. Isso é feito dos dois lados;
  • Passo 2: uma as mãos, palma com palma, entrelaçando os dedos. Faça movimentos para que os dedos se esfreguem uns nos outros, assim como a palma das mãos;
  • Passo 3: lave as costas da mão, encostando e esfregando uma na outra;
  • Passo 4: use o polegar para esfregar a palma das mãos, fazendo movimentos circulares;
  • Passo 5: passe as mãos pela água corrente, removendo completamente a espuma;
  • Passo 6: seque as mãos usando papel-toalha (nunca toalha!), que deve ser usado também para fechar a torneira.

A higienização das mãos deve ser feito antes e depois do preparo das comidas, depois de usar o banheiro, de assoar o nariz, de tossir, de apertar as mãos de outras pessoas e, claro, depois de retirar o lixo.

Outro detalhe importante: as unhas devem estar sempre bem aparadas, para que não acumulem sujeiras, e livres de esmalte, para evitar contaminação dos alimentos pelo produto.

Voltar