Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Como fazer em casa produtos comuns nos supermercados – parte 1 – salgados

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A versão caseira de produtos industrializados, além de mais saudável (porque é feita sem conservantes), pode ajudar você a economizar algum dinheiro com as compras. Vamos aprender receitas simples, que podem ser feitas sem atrapalhar a rotina na cozinha!

• Cream cheese: em uma panela, coloque 1/2 tablete de manteiga sem sal (100g), 1 xícara (chá) de maisena e 2 xícaras (chá) de leite. Misture bem para dissolver a maisena e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau até engrossar. Retire do fogo, deixe amornar, coloque na batedeira, acrescente 1 lata de creme de leite sem soro e bata por 5 minutos. Adicione 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso, acerte o sal e bata por mais 5 minutos. Sirva em seguida ou reserve na geladeira até o momento de servir.

• Extrato de tomate: em uma panela, coloque 4kg de tomates maduros cortado em 4 partes com 4 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de sal. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 15 minutos. Bata no liquidificador até ficar homogêneo e passe por uma peneira. Volte para a panela e, em fogo baixo, cozinhe por 25 minutos ou até ficar com consistência de extrato de tomate. Sirva com a massa de sua preferência ou congele por até 3 meses.

• Nuggets: em uma tigela, misture 600g de frango moído, 1 ovo, 4 fatias de pão de forma sem casca triturado, 1/2 cebola ralada, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto até formar uma massa. Retire pequenas porções de massa, modele em formato de nuggets e achate com as mãos. Empane em 2 ovos batidos e 2 xícaras (chá) de farinha de milho triturada. Para deixar a receita ainda mais saudável, leve os nuggets ao forno até dourar.

• Pão de forma: em uma tigela, misture 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g), 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de sal até dissolver por completo. Junte 3 colheres (sopa) de margarina, 2 xícaras (chá) de água morna e misture. Aos poucos, acrescente 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente). Sove a massa por 10 minutos. Divida a massa em 2 partes e, com um rolo, abra a massa e enrole, modelando pães alongados. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada. Cubra e deixe descansar por 1 hora e 30 minutos. Com uma faca afiada, faça um corte sobre cada pão no sentido do comprimento. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Na próxima semana, vamos trazer as receitas doces. Não perca!

Voltar