Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Como fazer o descongelamento seguro dos alimentos, para evitar contaminação

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

A primeira regra é nunca fazer isso em temperatura ambiente. Nessa condição, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de microrganismos e/ou a produção de toxinas que causam doenças. Isso não acontece se for mantido dentro do refrigerador, para que descongele à temperatura de, no máximo, 4°C ou 5°C.

Mesmo dentro da geladeira, é preciso ter cuidado para alocar o alimento de forma que o suco proveniente do descongelamento não caia sobre outros alimentos ou preparações.

Outra forma de fazer o descongelamento seguro é usar o micro-ondas. Nesse caso, os alimentos devem ser preparados imediatamente após o descongelamento.

Em alguns casos, como pequenas porções de sopa, por exemplo, é possível fazer o descongelamento direto na panela, sem descongelamento prévio. Mas, atenção: antes do consumo, certifique-se de que toda a preparação descongelou por completo e atingiu a temperatura de 70°C, que é a necessária para eliminar riscos de doenças.

E quando for armazenar o que sobrou de preparações, leve o quanto antes para resfriamento em geladeira, a temperatura máxima de 5°C. Se puder dividir em pequenas porções, melhor: quanto mais rápido a comida resfria, mais segura ela fica.

Atenção: a prática de deixar alimentos prontos sobre o fogão ou mesa por tempos prolongados é associada a surtos de contaminações. Evite!

Voltar