Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Como fazer uma gestão de resíduos inteligente no seu restaurante

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Cuidados com resíduos do seu restaurante

Ter a gestão de resíduos como prioridade é uma ação que impacta positivamente em vários setores: preservação do meio ambiente, redução de desperdícios, aumento na reutilização, menos prejuízos para o seu negócio. Pensando em colaborar com o andamento desse processo no seu estabelecimento, elaboramos algumas dicas:

• Analise os resíduos gerados e identifique os elementos do seu cardápio que produzem mais perdas. Com isso, além da gestão de resíduos em si, você pode reduzir a porção dos alimentos; eliminar pratos que geram detritos, mas não geram lucros; criar receitas com produtos com maior rendimento. Com isso, há redução de custo da produção dos alimentos, com compras ajustadas às necessidades do seu negócio.
• Aproveite os alimentos ao máximo! Incluir talos, folhas, cascas (que normalmente seriam descartados) nas receitas é uma excelente maneira de fazer a gestão de resíduos ao mesmo tempo em que aumenta o valor nutricional das preparações. Não se esqueça de divulgar isso aos seus clientes: o princípio da sustentabilidade é uma tendência forte na área.
• Conscientize sua equipe de trabalho da importância de separar e fazer a gestão dos resíduos. Criar manuais simples, com os passos que devem fazer parte da rotina diária do restaurante, ajuda bastante. Assim como criar formas de recompensa para pessoas ou equipes que se destacarem pelo engajamento.
• Aposte na reciclagem! Separe os seus detritos por grupos (orgânico, plástico, vidro, papel, madeira etc.) e crie estratégias para aproveitá-los. Fazer parceiras com empresas de reciclagem, bancos de alimentos que recebam doações e até vender seus detritos a empresas especializadas são opções para uma gestão de resíduos inteligente.

5 passos para fazer o manejo correto dos resíduos

Isso é muito importante para evitar a contaminação e ajuda a preservar o meio ambiente. Veja algumas dicas de como condicionar resíduos área de produção e de distribuição de alimentos:

1. A cozinha deve dispor de lixeira (plástico ou metal, preferencialmente aço inox), revestida com saco plástico resistente, com tampa e com pedal, permanecendo sempre fechada;
2. A lixeira deverá ficar afastada do fogão, dos utensílios e da área de alimentos prontos para consumo para evitar a contaminação cruzada;
3. Trocar, quantas vezes forem necessárias, o saco de lixo antes que fique cheio, para que possa ser bem fechado e removido para a área externa;
4. Os resíduos não devem sair da cozinha pelo mesmo local por onde entram os gêneros alimentícios. Na total impossibilidade de evitar esse cruzamento, o lixo deve ser retirado em horário diferenciado do recebimento dos gêneros alimentícios;
5. Os resíduos secos provenientes de embalagens dos gêneros alimentícios (papel, vidro, plástico e metal) devem ser separados para reciclagem.

Voltar