Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Como montar um prato saudável, usando a ferramenta do Prato Legal

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Para que você consiga atender as recomendações nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) de uma maneira mais rápida e prática, veja como usar a ferramenta do programa Prato Legal para montar um cardápio adequado.

Para facilitar, separamos os alimentos em grupos e dividimos o prato em frações para saber o que e quanto colocar de cada preparação. Assim, a distribuição deve ser:

– Legumes e verduras: 1/2 do prato

– Carboidratos: 1/4 do prato

– Proteína animal: 1/8 do prato

– Proteína vegetal: 1/8 do prato

– Fruta: 1 porção

Com esse conceito em mente, você pode começar a usar a ferramenta do Prato Legal. O link está aqui

Perceba que as cores são referentes aos grupos alimentares, de modo que você faça a distribuição correta dos grupos.

Clique em cada unidade de fração do prato, escolha qual alimento quer colocar e determine qual será o seu modo de preparo. Repita essa etapa até que você complete o espaço referente ao grupo alimentar específico. Clique em “fechar” e vá para o próximo grupo. Repita essa etapa até finalizar a refeição.

Se o cardápio que você sugeriu atender à recomendação do PAT, você poderá salvá-lo em formato PDF e, se quiser, pode imprimi-lo para expor em local visível para os seus clientes.

Caso o prato montado não atenda à recomendação do PAT, é possível, a qualquer momento, fazer a alteração dos alimentos e/ou do modo de preparo incluídos anteriormente.

Use a ferramenta do Programa Prato Legal para montar seu cardápio. Facilite seu trabalho, sem comprometer a qualidade da refeição do seu estabelecimento!

Voltar