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Conheça as principais reclamações dos clientes e se prepare para evitá-las

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Você pode até pensar que queixas são muito pessoais: há quem não goste de som alto, de um determinado prato que é servido ou até da decoração do salão. Isso, de fato, é verdade.
Mas existem aquelas que são mais genéricas e precisam, sim, ser avaliadas e resolvidas para que o seu estabelecimento seja bem avaliado e os negócios prosperem.
Vamos conhecer as principais reclamações de frequentadores de restaurantes!

• Desleixo dos garçons: isso vale tanto para o tratamento que o funcionário dá ao seu cliente quanto para a anotação do pedido em si. Simplesmente anotar os itens e sair andando não é algo bem-visto pela clientela, que pede mais atenção e cuidado.
• Acomodação dos pertences: especialmente nas grandes cidades e no horário do almoço, é muito comum que as pessoas cheguem ao restaurante carregando muita bagagem (mochilas, bolsas, sacolas, envelopes, cadernos…). Dedicar um espaço para uma chapelaria ou mesmo orientar os atendentes a serem solícitos e acomodarem devidamente esses pertences já é um grande diferencial.
• Demora no serviço: não é novidade que as pessoas chegam com fome a um restaurante. Para evitar os ânimos mais aflorados, vale deixar claro o tempo médio de preparo dos pratos pedidos e, se for o caso de algo ser realmente demorado, oferecer uma entrada de cortesia. Isso proporciona uma boa experiência ao cliente.
• Cardápios mal elaborados: já é ruim o suficiente quando o cardápio em si está desatualizado ou não tem informações claras. Quando os garçons não sabem esclarecer as dúvidas, a situação piora bastante. Então, tenha atenção extra ao conteúdo do seu cardápio e faça treinamentos regulares com seu time.
• Funcionários desfocados: as conversas paralelas entre os colaboradores podem atrapalhar o relacionamento deles com os clientes, prejudicando bastante o atendimento. Diante disso, deixe claro que o local de trabalho deve ser preservado e que os bate-papos podem acontecer em local e horário mais oportunos.

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