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Conheça os alimentos que auxiliam na digestão

terça-feira, 19 de agosto de 2014

alimento digestivo

 

Você sabia que alguns alimentos podem favorecer a digestão?

Muitas pessoas têm azia, náusea, indisposição, que estão entre os desconfortos mais comuns quando se fala de má digestão. No entanto, a solução para esses problemas pode estar na própria alimentação. Alguns alimentos possuem propriedades digestivas, veja abaixo alguns exemplos:

O abacaxi contém bromelina, que é uma enzima responsável por ajudar na digestão de proteínas (principalmente das carnes) e gorduras. Além da bromelina, o abacaxi contém celulose, substância essencial para o bom funcionamento do intestino. Outras frutas ácidas como a laranja, também favorecem a digestão. Por isso, algumas pessoas depois do almoço ou jantar, têm o hábito de chupar uma laranja.

O mamão contém papaína, é outra enzima que ajuda na “quebra” das proteínas, facilitando sua absorção pelo nosso organismo. Desta forma, o mamão alivia aquela sensação de peso no estômago e, ainda, ajuda no funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.

A ameixa é ideal para incluir nas sobremesas, pois é rica em fibras. É muito utilizada como laxante natural. As ameixas possuem fenóis, entre outras substâncias, que são importantes antioxidantes, auxiliando no funcionamento normal das células do corpo.

Existem diversos chás que facilitam na digestão. Chás de hortelã, erva cidreira, camomila, alecrim, sálvia, boldo são os mais conhecidos. Os chás podem ser consumidos sozinhos ou misturados em sucos de frutas.

Não podemos nos esquecer dos iogurtes. Eles são conhecidos como alimentos probióticos, isto é, alimentos que contêm micro-organismos vivos, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a proliferação de “bactérias boas” que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal.

As sementes de linhaça e aveia são ricas em mucilagem, que alivia o aparelho digestivo. Gengibre e canela têm efeito aquecedor e ajudam a aliviar as cólicas. O aspargo ajuda a aliviar a digestão lenta, acelerando o esvaziamento do estômago.

A ideia é fazer uma alimentação saudável e evitar comer grande quantidade de alimentos de uma vez, comer rápido, comer alimentos muito gordurosos ou condimentados, deitar após as refeições, além de fugir, sempre que possível, de situações com alto nível de estresse. Seu organismo agradece!

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