Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Cresce a procura por alimentos saudáveis em restaurantes de todo o país

quinta-feira, 24 de maio de 2018

O segmento de alimentação saudável no Brasil cresceu 98% nos últimos cinco anos e atualmente o país possui o quinto maior mercado do segmento em todo mundo, segundo o estudo Euromonitor Internacional – The Top 10 Consumer Trends for 2017.

Esse crescimento também retrata a realidade dentro de estabelecimentos comerciais do Brasil, pois 52% notam a preocupação dos clientes em ter uma alimentação saudável, de acordo com a Pesquisa do Preço Médio da Refeição 2018, divulgada pela Sodexo.

Segundo o estudo, em 2017, o brasileiro buscou pratos mais equilibrados em termos nutricionais. Houve um aumento de 10% na procura por legumes e verduras, 8% por sucos naturais, 7% por frutas e na clássica combinação de arroz e feijão como componentes do prato.

“Sabemos que adotar uma alimentação adequada e saudável contribui para a melhoria da qualidade de vida, mas os benefícios podem ir além. Quando levamos o tema para o ambiente de trabalho, ter uma alimentação equilibrada contribui também para o bem-estar e consequentemente para o aumento da produtividade, uma vez que a variedade de alimentos é importante para que o corpo e a mente fiquem saudáveis para execução das atividades diárias da melhor forma possível”, comenta Kimie Ueta, nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos no Brasil.

De acordo com o estudo, encomendado pela ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefício ao Trabalhador) e que tem como ano base 2017, foram visitados 4.587 estabelecimentos comerciais em 51 municípios, sendo 23 capitais, distribuídos pelas cinco regiões geográficas brasileiras.

Em 2018, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), comemora 42 anos como um dos programas sociais mais importantes do País. Instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, e gerido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, o programa garante a quase 20 milhões de trabalhadores brasileiros o acesso a uma alimentação adequada, além de incentivos fiscais às empresas participantes. Ao aumentar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores e suas famílias, este subsídio ajuda a aumentar também a lucratividade das empresas e a competitividade da economia brasileira.

E o seu estabelecimento, está dentro das normas do PAT?

Fonte: Sodexo, abril de 2018

Voltar