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Cuidado com a desidratação!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

shutterstock_56947123 - copos de agua splash

Inúmeros fatores podem predispor o organismo à desidratação. De maneira geral, a desidratação ocorre quando a água eliminada pelo organismo, por meio do suor, fezes, urina, lágrimas ou em casos de vômito e diarreia, é maior que a quantidade de água ingerida, tornando-se insuficiente para as necessidades do organismo.

Alguns sinais e sintomas são clássicos da desidratação leve e moderada, como a sede exagerada, boca e pele secas. Em casos mais severos podem ocorrer dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca. Com a piora do estado clínico pode ocorrer até episódios de convulsões.

Dessa maneira, a hidratação adequada é fundamental para a saúde. A idade e a prática de atividade física devem ser levadas em consideração para recomendação das necessidades de cada pessoa. Algumas dicas podem afastar o risco de desidratar o corpo.

– Beba água com frequência durante o dia.

– O consumo de frutas in natura e sucos pode auxiliar na hidratação do organismo.

– Em dias quentes, evite a exposição prolongada ao sol.

– Lembre-se sempre que a higiene na manipulação do alimento pode evitar quadros de diarreia, um fator de risco para a desidratação.

– Deixe uma garrafinha sempre ao alcance, muitas vezes o consumo de água diminui simplesmente porque esquecemos de tomar água.

 

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