Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Deixe a ceia de Natal mais saudável com trocas simples

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Para entradas e petiscos, deixe de lado frituras, queijos gordurosos e embutidos. Uma salada verde com vegetais frescos e lascas de castanhas é perfeita para dar as boas-vindas a todas as outras preparações da noite. Como a salada é rica em fibras, reduz a absorção de gorduras ao mesmo tempo em que estimula a saciedade, controlando a fome.

Quer dar um toque extra de sabor e nutrientes? Acrescente frutas secas como uva-passa, damasco e tâmaras, que contêm grandes quantidades de sais minerais e vitaminas. Perfeito para fortalecer a imunidade e combater os radicais livres. Um molho natural à base de limão, azeite, ervas frescas e até um toque de iogurte pode deixar a salada mais requintada.

Para o prato principal, que tal trocar o arroz branco por um arroz integral ou um arroz sete grãos? Incremente com castanhas, uva-passa, vegetais e leguminosas, como grão-de-bico e lentilha, que têm a cara das festas de fim de ano, além de uma boa dose de proteínas.

Não abre mão da farofa? Bacon, linguiça e outros alimentos gordurosos podem sair um pouquinho de cena e dar espaço para ingredientes mais saudáveis como banana, tofu defumado (que tem gosto de bacon!) e cogumelos. Lembrando: assim como o arroz, a farofa é fonte de carboidratos, então, equilibre as porções para não acabar exagerando.

Vamos falar de carnes! Peru, chester e o lombo de porco são opções de carnes magras, desde que preparados sem adição de gordura. Retire a pele das aves, que é rica em colesterol e dispense a gordurinha do porco. Faça molhos com iogurte, limão e azeite para regar. Use ervas frescas e condimentos como alho, cebola, cheiro-verde, pimenta vermelha e limão para deixar suas carnes mais saborosas e nutritivas. Na hora de montar o prato, atenção: a quantidade ideal é aquela que cabe na palma da sua mão.

E, finalmente, as sobremesas! Aproveite a fartura de frutas dessa época do ano e deixe uvas, ameixa, cereja, nectarinas à mão. Além de vários benefícios nutricionais, elas ainda ajudam a diminuir o desejo por açúcar. Para as receitas doces, prefira as mais suaves, sem muito açúcar, gordura, creme de leite e leite condensado. Aqui, a fruta também pode ser protagonista!

Voltar