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Faça trocas inteligentes

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

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Não adianta brigar com a balança quando a alimentação está um caos! O ideal é melhorar a dieta e os hábitos, afinal as mudanças são necessárias para não colocar a sua saúde em risco. Dieta não precisa ser sinônimo de sofrimento, basta você fazer pequenas mudanças ou trocas. Veja nossas sugestões e aproveite para começar agora mesmo a cuidar melhor de você:

1 – Batata chips por pipoca caseira: Uma porção de 25 g de batata chips contém 10 g de gordura. A mesma quantidade de pipoca contém apenas 4g, sem contar que a pipoca contém muitas fibras e quase ZERO de sódio. Mas, é claro que a pipoca só é saudável quando preparada com um fio de óleo, pouco sal e muitas ervas para acrescentar mais sabor!

2 – Macarrão instantâneo por macarrão comum: a diferença de nutrientes é escandalosa. Um pacotinho (80g) do instantâneo contém 1280 mg de sódio e 16 g de gordura. É realmente assustador, mas a massinha preparada em casa contém apenas 121 mg de sódio e 4 g de gordura. Não é uma maravilha? Para deixar seu macarrão ainda mais saudável, prepare um molho de tomate caseiro com manjericão fresco.

3 – Omelete simples por omelete saudável: claro que você pode consumir ovos, são saudáveis, porém, a gema amarelinha e saborosa contém muito colesterol, que em excesso pode causar problemas sérios de coração em quem já tem o colesterol elevado. Desta forma, em vez de preparar uma omelete comum com três ovos inteiros, que tal preparar uma contendo 2 claras e 1 gema? O sabor ainda será incrível, mas com uma diferença: mais leve, mais proteico e com pouquíssima gordura. Experimente!

4 – Caldo de legumes industrializado por caldo de legumes caseiro: você já pode imaginar a diferença, não é? A primeira opção contém 1880 mg de sódio! Isso já é praticamente a quantidade máxima que devemos consumir em um dia. Ao preparar um caldo com legumes frescos, com ervas e temperos naturais, você terá mais sabor e apenas 70 mg de sódio. E o melhor: o caldo de legumes caseiro pode ser congelado em porções pequenas, durando até três meses no freezer. Então, vamos colocar em prática?

5 – Barra de cereal por mix de frutas secas: devemos tomar muito cuidado na hora de comprar barrinhas de cereais, pois nem todas são tão saudáveis quanto parecem. Observar o rótulo dos alimentos é primordial, e optar por produtos com menos teor de açúcar e gordura ainda continua sendo a melhor escolha. Para isso, elaboramos uma opção deliciosa para os lanches da tarde: as frutas secas, que são ricas em vibras, vitaminas, sais minerais e ainda equilibram o organismo.

6 – Pudim de leite por bolo de banana integral: sim, um doce de vez em quando não faz mal a ninguém, mas diariamente já é demais. Nesse caso, fuja do pudim. O nome até parece inofensivo, mas os nutrientes não! Uma fatia de 90 g de pudim contém 44g de açúcar e 8,3g de gordura saturada. É realmente alto comparado a uma opção rica em fibras e nutrientes que beneficiam o organismo: bolo de banana integral. Não precisa ser necessariamente desta fruta, pode ser de abacaxi, maçã, ameixa ou castanhas. O importante é ser uma escolha saudável. Neste caso, uma fatia do mesmo tamanho do pudim contém apenas 20g de açúcar e 5g de gordura. E agora, vai continuar na sobremesa de sempre ou vai colocar sua saúde em primeiro lugar?

Quando mais você aderir a opções saudáveis, melhor será a sua saúde. Comer bem faz bem e mantém sua saúde em dia!

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