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Faça um prato bem colorido!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

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Quem nunca ouviu isso? É uma recomendação comum e, contrário do que muitas pessoas pensam, é simples de se colocar em prática. Você sabe como montar um prato colorido?

O Ministério da Saúde recomenda o consumo de 5 porções de frutas, verduras e legumes ao dia. Se todosos dias você consumir maçã, banana, laranja, alface e tomate estará atendendo a recomendação, porém, irá consumir sempre os mesmos nutrientes.

O prato colorido deve ser variado e deve garantir a quantidade certa dos alimentos. Além disso, diferentes cores no prato aguçam o paladar e tornam a alimentação mais saudável e nutritiva.

O poder das cores:

Vermelho (tomate, goiaba vermelha, morango, etc.): alimentos avermelhados possuem carotenoides (em especial o licopeno), substâncias capazes de fortalecer olhos e pele, além de prevenir o câncer, melhorar a memória, além de ser excelente para a saúde do coração.

Laranja (abacaxi, abóbora, laranja, cenoura, etc.):os alaranjados também possuem os carotenoides, além de conterem vitamina C. Os carotenoides têm poder antioxidante, protegem as células do corpo e fortalecem o sistema imunológico.

Roxo (ameixa preta, amora, cebola roxa, beterraba, etc.): alimentos roxos contêm niacina – vitamina do complexo B –, potássio e vitamina C. Auxiliam na prevenção das doenças cardíacas e retardam o envelhecimento.

Verde (abacate, acelga, pimentão verde, etc.): alimentos verdes possuem cálcio, fósforo e ferro – minerais que promovem o crescimento e auxiliam na produção de glóbulos vermelhos no sangue, entre outras propriedades nutricionais importantes. O brócolis, por exemplo, contém sulforafano, substância que atua na prevenção do câncer e também melhora a gastrite causada pelo bactéria H.pylori.

Branco (aipo, graviola, pêra, nabo, etc.): apesar do branco ser um cor pouco chamativa, os alimentos brancos também são importantes para a saúde, pois são ricos em vitaminas do complexo B e flavonoides. Atuam na proteção das células e dão energia.

 

Seguindo as recomendações do Prato Legal, você garante o consumo de todas essas cores! Lembre-se sempre de variar os alimentos.

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