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Faz mal consumir líquidos junto com a refeição? Descubra a resposta!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A ingestão de grande volume de líquidos durante as refeições principais (almoço e jantar) pode resultar em distensão no estômago, dificultando a digestão. Porém, se essa ingestão for em quantidades moderadas (até um copo americano ou 200ml), em geral, não será prejudicial.
Outro problema é que algumas pessoas consomem o líquido durante a refeição para facilitar a deglutição, não mastigando completamente os alimentos. É importante ressaltar que a mastigação adequada é fundamental para a saciedade, a boa digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Quando mastigamos mais vezes os alimentos, naturalmente, aumentamos nossa concentração no ato de comer e prolongamos sua duração. Com isso, também usufruímos de todo o prazer proporcionado pelos diferentes sabores e texturas dos alimentos e de suas preparações culinárias.
Se, ainda assim, você optar por algum líquido, é melhor ingerir água. Preparações adoçadas, como refrigerantes, sucos e refrescos, podem contribuir para o aumento da densidade energética, ou seja, do total de calorias da refeição. E isso não é nada interessante, principalmente para quem está de olho no peso.
Além da água, os sucos naturais, de preferência sem açúcar, também podem ser consumidos. Nesse caso, aposte naqueles contendo frutas ricas em vitamina C, como acerola, laranja, limão, goiaba, caju, mamão, kiwi, entre outras, por auxiliarem na absorção do ferro.
Conclusão: o melhor é evitar o consumo de líquidos ou ingerir água durante as refeições, e dar preferência à ingestão das frutas por conterem maiores quantidades de fibras.

Fonte: Ministério da Saúde, 2018

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