Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Flores comestíveis: cor e sabor às preparações

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

flores

Lindas, perfumadas e muitas vezes exóticas. As flores decoram qualquer ambiente e levam alegria por onde são espalhadas. Mas, você sabia que além de serem lindas, algumas flores também são comestíveis?

Junto com os ingredientes habituais, as flores podem fazer parte de saladas e outras preparações. Seu sabor é distinto, as cores são fascinantes e a finalização do prato fica deslumbrante. E o melhor: tudo isso sem alterar o valor calórico do prato!

Mas, é importante saber que as flores comestíveis não são aquelas que compramos na floricultura. É necessário buscar as informações básicas para saber a procedência, o cuidado com o plantio e se não há o uso de agrotóxicos.

Dentre os variados tipos, vamos citar alguns que você pode consumir e se deliciar!

Amor-perfeito: com um toque suave amargo e ligeiramente doce, ela pode promover cor e um sabor autêntico em preparações como salada de frutas, sobremesas e salada verde. Também é um poderoso diurético.

Borago: de coloração azul intensa, é deliciosa e especial para quem adora um chá fresco e também pode deixar um sabor agridoce nas preparações.

Calêndula: possui um delicado sabor ácido, muito parecido com o açafrão. Pode ser usada em pratos quentes como massas, ovos mexidos e arroz. Sua tonalidade amarela também dá cor aos alimentos, além de fornecer quantidades altas de vitamina C e potássio ao organismo!

Flor de sálvia: são leves e possuem um sabor fino e delicado. Podem ser usadas em diversos pratos e saladas, mas claro, em pequenas porções. É uma flor que confere um sabor levemente apimentado, sendo muito usada em massas e saladas.

Flor de abóbora: uma das flores comestíveis mais conhecidas. Ela é bastante utilizada em refogados, nas saladas, sopas frias, e também em batida e sucos. Contém uma boa quantidade de cálcio, importante para o fortalecimento de ossos e dentes.

Rosa: suas pétalas finas e delicadas são muito utilizadas em infusões e sobremesas como geleias e conservas. Com um sabor sutil, elas ainda proporcionam muitas vitaminas e sais minerais.

Tulipa: seu sabor lembra os tubérculos da batata e mandioca, e assim como estes, possui uma infinidade de nutrientes. Apresenta um toque leve e adocicado para ser utilizada em saladas e vinagretes.

Voltar