Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Frutas, verduras e legumes: entenda sua importância na saúde e alimentação

sexta-feira, 8 de março de 2019

As frutas são alimentos que nos trazem saúde e disposição, sendo de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. São fontes de nutrientes essenciais ao organismo, que
ajudam a tratar e prevenir várias doenças, como vitaminas, sais minerais, fibras e água.

Como fornecem muitos nutrientes em uma quantidade relativamente pequena de calorias, as frutas têm seu consumo incentivando. Até porque são importantes para o funcionamento intestinal e no equilíbrio das funções vitais do corpo, além de fazerem a diferença na prevenção da obesidade e outras doenças crônicas, como o diabetes, doenças do coração e alguns tipos de câncer.

Para se ter uma alimentação adequada e saudável é importante consumir frutas variadas diariamente. Para isso, escolha as frutas com boa qualidade e que, de preferência, estejam na safra, período em que estão mais nutritivas e baratas.

Já as verduras e legumes são plantas ou parte de plantas que servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes.

A denominação verdura é utilizada quando as partes comestíveis do vegetal são folhas, flores e hastes. Já o nome legume é dado quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes

ou as partes que se desenvolvem na terra.

Assim como as frutas, os legumes e as verduras são boas fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água, auxiliando na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Fonte: Ministério da Saúde, 2019

Voltar