Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Granola caseira saudável

quinta-feira, 4 de junho de 2015

IMG_8109

 

Simples e saborosa. Uma seleção de alimentos saudáveis e extremamente nutritivos para acompanhar seu dia a dia com mais sabor e equilíbrio.

A granola é uma maravilhosa opção para o café da manhã, lanches intermediários e até para incrementar uma receita saudável como um mousse de abacate com cacau, bolo de banana ou maçã, pudim de ricota, etc.

Os ingredientes que compõem a granola são fontes de carboidratos que dão energia, fornecem proteínas para reconstrução muscular, gorduras insaturadas benéficas para a saúde cardiovascular e uma infinidade de vitaminas e sais minerais que controlam o equilíbrio do organismo.

Escolha o seu ingrediente e elabore a tão famosa granola caseira, livre de conservantes, aromatizantes e extremamente saudável. Uma maneira prática de ter em mãos um alimento tão saboroso e equilibrado nutricionalmente.

 

Ingredientes:

Base:

½ xícara de amaranto ou quinoa em flocos

1 e ½ xícara de flocos de milho sem açúcar

1 xícara de flocos de arroz

2 colheres de sopa rasas de óleo de girassol ou de coco

5 colheres de sopa de mel ou melado de cana ou adoçante a gosto

2 colheres de sopa de linhaça em grãos

1 colher de sopa de semente de chia

1 colher de sopa de gergelim

3 colheres de sopa de coco ralado fresco

 

Oleaginosas:

Escolha as castanhas de sua preferência e deixe a granola como você gosta! As castanhas são fontes de ácidos graxos mono e poli-insaturados que auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E e K, além de reduzir o colesterol do sangue e evitar o desenvolvimento de doenças do coração. Mas é importante que elas estejam in natura, sem sal e sem açúcar, isto é, bem natural para obter um produto final mais saudável.

1 punhado de amêndoas

1 punhado de macadâmia

1 punhado de castanha-do-pará

1 punhado de nozes

 

Frutas secas:

Faça sua escolha e acrescente à receita as preferidas. Nelas, existe uma ampla quantidade de vitaminas e minerais, além de antioxidantes que combatem o envelhecimento da pele e o desenvolvimento de doenças como o câncer, por exemplo.

1 punhado de ameixa

1 punhado de damasco

1 punhado de uva-passa

 

Modo de preparo:

Preaqueça o forno em fogo baixo (180-170º) por uns 10 minutos. Misture o óleo, o mel e reserve. Em um recipiente misture os flocos de arroz e os de milho e então acrescente à mistura de óleo e mel e incorpore bem. Distribua em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 8 minutos ou até que dê uma leve dourada. Pique em cubinhos a ameixa, o damasco e processe ligeiramente as castanhas. Em um outro recipiente misture os outros ingredientes: a linhaça, a chia, o gergelim, o coco ralado, as castanhas e as frutas secas. Tire a assadeira do forno e misture bem com o restante dos ingredientes. Leve ao forno por mais uns 10 minutos, mexendo a granola na metade do tempo. Deixe esfriar bem e depois armazene em um pote de vidro bem fechado.

 

Gostou da receita? Deixe o seu comentário e compartilhe!!

Voltar