Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Informação nutricional das refeições

terça-feira, 31 de março de 2015

IMGP1921

 

Esteja por dentro! Projeto obriga restaurantes a informar dados nutricionais das refeições.

 

Uma alimentação equilibrada e saudável é direito de todo trabalhador. Para que todos tenham conhecimento das informações contidas nos alimentos, o Projeto de Lei 8135/14, do Senado Federal, obriga todos os restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos comerciais que fornecem alimentação, a conceder informações nutricionais da comida preparada ao consumidor.

A proposta, que altera o Decreto-Lei 986/69 a respeito das normas básicas sobre alimentos, acrescenta que a forma de declaração e a amplitude dos dados nutricionais serão estabelecidas em regulamento pela autoridade sanitária competente.

Segundo Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), senador e autor do projeto, essa alteração no decreto-lei objetiva expandir a informação disponível ao consumidor, promover hábitos saudáveis e reduzir a incidência de doenças relacionadas à má alimentação, como por exemplo, problemas cardíacos, vasculares, renais e etc.

“Atraídos pelo paladar, pela praticidade e pelo preço, muitos brasileiros baseiam a sua dieta em comidas rápidas, caracterizadas por alta densidade energética, abundância de gordura e carboidratos”, destaca Valadares.

Por isso sempre intensificamos a importância de uma alimentação equilibrada e também a ficar atento às leituras dos rótulos dos produtos. Estes, são dois passos de extrema importância para quem busca uma melhora na saúde e consequentemente na qualidade de vida.

Para dar início à essas atividades, o senador sugere que as informações nutricionais podem estar contidas em embalagens individuais dos produtos, cartazes, cardápios, tabelas ou folders, além da possibilidade de serem disponibilizadas na internet.

O texto já foi aprovado pelo senado e aguarda a análise das comissões de Defesa do Consumidor, de Seguridade Social e Família, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Voltar