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Leguminosas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

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As leguminosas são fontes de proteína vegetal, compostas de vários minerais como o ferro e potássio. Além disso as leguminosas são excelentes fontes de fibras que auxiliam o trânsito intestinal.

No grupo das leguminosas podemos incluir os feijões (verde, rosinha, branco, fradinho, preto,etc.), a ervilha, a lentilha, o grão-de-bico, a fava e a soja.

No entanto, para manter o valor nutricional adequado, deve-se evitar a adição de carnes gordurosas como bacon, linguiça e charque, que além de elevar o valor calórico, contêm gordura saturada, inimiga da saúde do coração. Uma boa sugestão é acrescentar temperos naturais como a folha de louro, o alho, a cebola e o cominho. O ideal é consumir as leguminosas junto com uma fonte de carboidrato, como o arroz.

É costume do brasileiro consumir feijão e arroz: uma dupla perfeita! Quando consumidos em uma mesma refeição fornecem ao corpo aminoácidos essenciais que ajudam na formação das proteínas, essenciais para a reparação e construção de tecidos.

Outros exemplos de leguminosas presentes nas refeições dos brasileiros, além dos feijões (preto, mulatinho, manteiga, carioca), são ervilha, soja, lentilha, grão-de-bico, fava e tremoço.

Uma dica valiosa para aqueles que acham que comer leguminosas pode provocar os indesejáveis gases é deixá-los de molho de um dia para o outro. Jogue essa água fora e cozinhe normalmente. Assim você evita o desconforto.

Agora que você conhece melhor as leguminosas e seus benefícios, aproveite para acrescentá-las diariamente às principais refeições do dia!

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