Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Manteiga ou margarina? Veja qual é mais indicada na cozinha

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Antes de tudo, é importante explicar a diferença entre cada produto. A manteiga tem origem na nata do leite batida, enquanto a margarina é feita através da hidrogenação de óleos vegetais (que, nesse processo, se solidificam).

Os dois alimentos são fontes de gorduras: a manteiga é rica em colesterol e gordura saturada e a margarina, apenas de ter menor teor de gordura saturada, é rica em gordura insaturada e trans (que é a mais nociva para o organismo, de acordo com os especialistas).

Por aí, já podemos concluir que, em termos de saúde, a manteiga é a melhor opção. Ainda assim, é preciso ser consumida com moderação.

E as receitas, como ficam?

Levando-se em conta os quesitos sabor e textura, novamente, a manteiga é a mais indicada. Tanto que é muito raro a gente encontrar margarina na lista de ingredientes de receitas, especialmente de confeitaria, como biscoitos, bolachas, massas de tortas. Por conta da sua textura firme, é a manteiga que garante aquele crocante característico dessas preparações.

Ainda assim, é possível fazer a substituição pela margarina. Nesse caso, para obter uma consistência parecida, vale usar a chamada “margarina culinária”, que tem a mesma textura da manteiga, com um sabor mais neutro e preço mais acessível.

Voltar