Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Mas, afinal, o que é o chocolate hidrogenado?

sexta-feira, 8 de setembro de 2017


Há diversos produtos no mercado que são chamados genericamente de chocolate, mas que, de acordo com a legislação brasileira, não contêm a quantidade necessária de cacau para ganhar esse título. São os “compounds”, o velho conhecido chocolate hidrogenado.

O “compound” é muito parecido com chocolate, mas tem menos de 25% de cacau na sua composição e, portanto, qualidade (e preço) inferior. Ainda que não pareça, o produto tem o seu valor e o seu mercado, já que é mais resistente ao calor e bastante utilizado em preparações caseiras voltadas para a venda.

Do ponto de vista do consumidor, fica difícil reconhecer um “compound”, já que as embalagens não mostram nem o teor de cacau nem o tipo de gordura presentes na formulação. Então, a escolha por determinado produto fica por conta de experiências sensoriais anteriores ou mesmo confiança na marca.

Se você costuma oferecer “compounds” aos seus clientes ou mesmo os utiliza para preparações culinárias, saiba que, para boa conservação, eles devem ser armazenados em temperatura entre 18°C e 20°C, em local com baixa umidade.

Curiosidade: Para produzir um chocolate mais resistente ao calor, há diversos caminhos. Os mais comuns são redução do teor total de gordura, sem comprometer o seu derretimento, e substituição parcial da manteiga de cacau por gorduras vegetais alternativas (que é a que oferece melhores resultados).

Voltar