Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Massa com vinho: aprenda a harmonizar

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Começando pelas mais simples, como o macarrão, indo até as mais complexas, como o fagottini, as massas são sempre bem-vindas em qualquer ocasião. Quando o clima é de festa, como no fim de ano, acompanhar o prato com vinho é uma pedida quase irresistível.
Para ajudar você a montar um cardápio harmonizado, listamos os molhos mais comuns para as massas e os vinhos mais indicados para realçar o sabor da receita. Vamos lá?
• Molho de tomate comum: para contrastar com a acidez, o vinho deve ser aromático e leve, como o tinto ou o rosé. A uva Merlot é uma boa pedida para o molho.
• Molho à bolonhesa: preparado à base de tomate e carne moída, pede um vinho mais encorpado e caloroso, como o tinto Cabernet Sauvignon.
• Molho pesto: a mistura de manjericão, azeite e nozes combina perfeitamente com vinhos brancos, que realçam os sabores do molho pesto. As bebidas mais leves e frutadas, como o Vermentino e o Chardonnay, harmonizam bem.
• Molho branco: geralmente incrementada com queijos, a preparação é bem cremosa e, por isso, pede um vinho mais encorpado e com uma leve acidez. Bebidas feitas das uvas Chardonnay ou Pinot Noir são boas pedidas.
• Molho com peixes e frutos do mar: mesmo não sendo tão comum, a preparação é marcante, por isso, pede vinhos mais leves, como os brancos e rosés.

Voltar