Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Mitos e Verdades

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

blogmateriamitoseverdades

Durante a dieta é melhor comer torradas em vez de pão francês.

Mito! As torradas apenas perdem umidade e o amido torna-se mais digerível, porém nesse processo não existe diminuição das calorias. Cada 4 torradas equivalem a 1 pão francês com miolo.

Beber água durante a refeição não atrapalha a dieta.

Verdade! Água não oferece calorias e, por isso, não engorda. Porém, fique atento à quantidade de líquidos ingerida durante as refeições. Não ultrapasse 1 copo para não prejudicar a digestão.

 Banana engorda? Mito! A banana é uma fruta rica em nutrientes, dentre eles, carboidratos. Uma banana nanica média contém em média 70 Kcal, ou seja, isoladamente, a banana não é capaz de fazer uma pessoa ganhar peso.

 Produtos dietéticos emagrecem? Mito! Os produtos dietéticos são aqueles que em sua composição são restritos em algum nutriente, como sal, gordura ou açúcar. Nos mercados, é mais comum encontrarmos alimentos dietéticos que são restritos em açúcar. Esses alimentos foram elaborados para pessoas que são diabéticas ou intolerantes ao açúcar e não necessariamente para aquelas que precisam perder peso. Alguns podem até promover o ganho de peso, como por exemplo, bolos dietéticos, chocolate dietético, isso porque o teor calórico é praticamente igual ao do produto preparado com açúcar.

Macarrão engorda mais que arroz? Mito! O valor calórico do arroz é praticamente o mesmo do macarrão, porém o modo de preparo pode aumentar e, muito, as calorias da massa. Molhos como o branco, molho ao pesto e outros molhos muito gordurosos são muito calóricos. O ideal é utilizar o molho de tomate fresco com o mínimo de azeite ou de óleo.

 Mel engorda menos do que o açúcar? Mito! Ambos são fontes de carboidratos e apresentam uma pequena diferença em relação às calorias. Cada 10g de açúcar contêm 39,8 Kcal, enquanto 10g de mel de abelhas contém 31,2 Kcal. Além disso, o poder de adoçar do mel é menor que o do açúcar, por isso para adoçar um copo de leite, por exemplo, usamos mais mel do que açúcar, o que aumenta o valor calórico.

Beber água em jejum emagrece? Mito! A água não tem calorias, porém não possui efeitos mágicos. O que pode acontecer neste caso é diminuir a fome por ocupar espaço no estômago.

 Comer só fruta no jantar emagrece? Mito! Pode ser mais prático, porém não favorece a redução de peso. Muitas vezes o valor calórico de um prato de frutas é igual ao de uma refeição completa. Quando se quer adotar um hábito alimentar saudável é importante lembrar que cada refeição é importante e deve ser equilibrada.

 É melhor comer 1 laranja do que tomar o suco? Verdade! O suco leva no mínimo 3 laranjas para completar um copo de 250 ml e isso aumenta o índice de carboidratos. Portanto, prefira a laranja que possui mais fibras, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Lembre-se que qualquer suco deverá ser diluído com água para reduzir a concentração de carboidratos e açúcar da fruta.

 

Voltar