Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Número de vegetarianos quase dobra em 6 anos, aponta Ibope

sábado, 16 de junho de 2018

É comum que, neste espaço, a gente reforce a importância de se seguir uma alimentação saudável. Isso vale, e muito, quando se pensa no bem do organismo. Mas também pode ter reflexos bastante positivos nos negócios. Afinal, um estabelecimento comercial que se pauta em comida nutritiva, de boa qualidade, demonstra cuidado com o seu cliente, o que sempre rende bons frutos.

Uma prova de que o consumidor está mais preocupado com o perfil nutricional da alimentação está no resultado de uma recente pesquisa do Ibope, que diz que, em apenas 6 anos, o número de vegetarianos quase dobrou no país.

A pesquisa, conduzida em abril deste ano, aponta que 14% da população brasileira se declara vegetariana. O percentual sobe para 16% nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro.

Só para ter ideia, em 2012, a mesma investigação apontava que o número de vegetarianos nessas mesmas regiões era de 8%. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), isso representa um aumento de 75% da população vegetariana desde essa última pesquisa.

Fugindo dos estereótipos e ideias pré-concebidas sobre o assunto, o estudo aponta, ainda, que a população acima de 55 anos e com faixas de renda e escolaridade mais baixas são as mais predispostas a adotar uma dieta vegetariana.

Os dados também mostram que as pessoas estão demonstrando mais interesse por produtos veganos (ou seja, sem nenhum ingrediente de origem animal). Mais da metade dos entrevistados disse que consumiria mais produtos desse tipo, caso isso fosse facilmente identificado na embalagem. Além disso, 60% dos entrevistados disse que o faria se os produtos custassem o mesmo do que aqueles que costumam consumir.

A pesquisa corrobora os resultados de um estudo conduzido pela Datafolha em 2017, que apontava que 63% dos brasileiros gostariam de reduzir seu consumo de carne.

Diante disso, que tal deixar em destaque receitas e produtos com perfil vegetariano ou vegano que são produzidos e/ou comercializados no seu restaurante? Ainda que isso não impacte diretamente os seus lucros em um primeiro momento, vai demonstrar um cuidado extra da parte do estabelecimento – e isso, sim, sempre impacta positivamente a clientela!

Voltar