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O poder dos grãos integrais

terça-feira, 21 de julho de 2015

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Todo mundo sabe que as fibras fazem bem para a saúde, que ajudam a prevenir câncer, doenças do coração e obesidade. Apesar dos benefícios das fibras para a saúde, o consumo de alimentos ricos nesse nutriente é baixo.

Por isso, decidimos listar algumas farinhas que podem fazer parte da alimentação para aumentar o consumo de fibras. Confira:

  • Amaranto: de sabor picante, além das fibras, esse grão possui alto teor de proteínas, auxiliando na formação do colágeno;
  • Aveia: possui betaglucana, espécie de fibra eficaz na redução do colesterol;
  • Cevada: ajuda a reduzir o colesterol no sangue;
  • Quinoa: pode ser encontrada em diferentes cores (do vermelho ao roxo ou preto), e é uma excelente fonte proteica;
  • Centeio: cereal resistente, que promove a sensação rápida e duradoura da saciedade devido à elevada quantidade de fibras, sendo uma boa escolha para quem deseja perder peso;
  • Triticale: é um intermediário de trigo duro e centeio. A biodisponibilidade de proteínas é mais alta do que a do trigo e ligeiramente mais alta do que a da soja;
  • Arroz-selvagem: tem o dobro de fibras do que o arroz integral.

Não tenha dúvida em trocar os grãos refinados pelos integrais. Além de terem mais fibras, a preparação fica mais crocante, saborosa e nutritiva.

Dica: nas receitas, substitua a farinha de trigo refinada (branca) por integral, respeitando a proporção de 1/3 de refinada e 2/3 de integral.

 

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