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O poder nutricional do abacate

quinta-feira, 15 de maio de 2014

abacate

Muitas pessoas evitam o consumo dele pela fama de ser a fruta mais calórica e mais “gordurosa” de todas. Realmente, o abacate é calórico, 100 g têm aproximadamente 160 calorias. Entretanto, um pão francês equivale a 286 calorias. Mas o que poucas pessoas sabem é que o consumo dessa fruta traz benefícios à saúde.

O abacate é repleto de antioxidantes, entre eles a poderosa glutationa, que é responsável por combater os radicais livres, prevenir a aterosclerose, o acúmulo de gorduras oxidadas no organismo e também por promover a conversão dos carboidratos em energia. A fruta também é fonte de beta-sitoesterol, uma substância que ajuda a modular os níveis de cortisol no organismo.

O cortisol é o hormônio aumentado no estresse e seus altos índices promovem o aumento de gordura abdominal, por esta razão podemos dizer que o abacate ajuda a controlar o acúmulo de gordura nessa região.

Outras substâncias do abacate são os carotenoides beta caroteno, alfa caroteno, luteína e zeaxantina, que podem ter ação preventiva em alguns tipos de câncer, como o de mama, além de diminuem o risco de doenças oculares como a degeneração macular e a catarata.

O alto valor calórico do abacate se deve a grande quantidade de gordura presente nele, mas atenção: são gorduras do “bem”! Ele é uma das principais fontes de gorduras insaturadas, como por exemplo, os ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam na redução do triglicérides, do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL), auxiliando na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares.

Além disso, é uma ótima fonte de vitamina E e vitamina A, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células e artérias, e de minerais como: ferro, magnésio, potássio, cálcio,  folato (vitamina B9) e vitamina C.

O folato é essencial para a produção do material genético e ajuda a prevenir más-formações fetais. É indicado para todas as mulheres em idade fértil. E a vitamina C, que também tem ação antioxidante, é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde dos ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro.

Além das gorduras do “bem”, o abacate é uma boa fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. O consumo de fibras ajuda no controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue e diminui o risco de certos tipos de câncer, como o de cólon.

Outro benefício do seu consumo é que ele pode auxiliar no processo de emagrecimento. Devido ao seu teor de fibras e gorduras boas, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.

Agora você pode incluir essa fruta riquíssima em nutrientes na sua alimentação sem culpa! Mas claro, com o consumo equilibrado e com base numa dieta balanceada.

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