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O que é uma alimentação Equilibrada e Saudável?

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A alimentação equilibrada é variada, colorida e deve ser consumida em quantidade suficiente para promover a saúde. Para garantir que todos os nutrientes essenciais para o organismo estejam presentes no dia a dia, a metodologia do “Prato Legal” mostra de maneira prática e visual os alimentos que fazem parte da pirâmide alimentar, instrumento gráfico adotado pelo Brasil que mostra os diferentes grupos de alimentos.

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Conheça os 8 grupos alimentares da Pirâmide Alimentar :

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1- Carboidratos (pães, massas, cereais, tubérculos e raízes)
Os carboidratos fornecem energia para nossas atividades diárias, por isso estão na base da pirâmide, ou seja, precisam ser consumidos em maior quantidade.

2- Frutas
Excelentes fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, ajudam a prevenir doenças e manter o organismo bem nutrido.

3- Verduras e legumes
Assim como as frutas, as verduras e os legumes são essenciais e oferecem diversos nutrientes vitais para a saúde. Podem ser consumidos crus ou cozidos.

4- Leite e derivados
São os alimentos que oferecem a maior quantidade de cálcio para o organismo. Os mais saudáveis são aqueles na versão desnatada ou reduzidos em gordura (light).

5- Carnes e ovos (proteína animal)
Alimentos ricos em proteína de origem animal, nutriente essencial para produção de tecidos, fortalecimento muscular, entre outras funções. Prefira sempre as carnes magras, sem gordura aparente. Invista nos peixes e nas carnes brancas.

6- Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico)
As leguminosas são fontes de proteína vegetal que atuam no crescimento do organismo (tecidos, músculo, pele, unhas, cabelo e outros). Ricas em diversos nutrientes essenciais para a saúde, como proteína e ferro, além de fibras, minerais e vitaminas.

7- Açúcar
Carboidrato simples encontrado em diversos alimentos como frutas e leite. Deve ser consumido com muita cautela na sua forma refinada, uma vez que está presente em diversos alimentos.

8- Óleos e gorduras
As gorduras também são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem como fonte de energia, protegem os órgão vitais, além de auxiliarem na absorção de algumas vitaminas.

Há 4 tipos de gorduras:

Saturada – pode aumentar o colesterol LDL (ruim). Está presente em carnes gordurosas e no leite e seus derivados na versão integral.

Monoinsaturada – reduz o colesterol total e LDL. Encontra-se nos óleos de oliva, canola, abacate ou amendoim.

Poli-insaturada – também reduz o colesterol total e LDL. Está presente nas nozes, castanhas, amêndoas, óleo de girassol, soja ou milho.

Trans – além de aumentar o colesterol LDL, diminui o colesterol HDL (bom). Presente em sorvetes, bolachas recheadas e em praticamente todos os produtos industrializados.

Lembrete: Os alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares e sal são prejudiciais à saúde quando consumidos de maneira regular e em grandes quantidades.

Precisamos fazer as escolhas certas. Prefira alimentos ou preparações com baixo teor de gordura, açúcar e sal. E aumente o consumo de frutas, verduras e legumes.

 

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