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Qual são os queijos mais saudáveis?

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Mesa com laticínios e quiejos

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, os queijos que fazem parte de uma alimentação saudável são compostos por leite, sal e micro-organismos usados para fermentar o leite, como fermento lácteo e coalho.

Para saber o tipo mais adequado, o ideal é consultar a tabela nutricional e a lista de ingredientes. Nesse caso, o melhor é escolher os que, além de menos calóricos, têm menores teores de gordura e de sódio e que sejam preparados sem corantes, saborizantes ou outros ingredientes.

Aproveite as dicas dos especialistas

De acordo com os especialistas do Ministério da Saúde, geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos são os queijos. A coloração clara é um indicativo de que esses alimentos contêm maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras.

Já os queijos amarelos, em geral, contêm uma quantidade maior de gordura saturada, de colesterol e de sódio. Por conta disso, podem contribuir para o surgimento de problemas como pressão alta e doenças cardiovasculares. No entanto, há queijos que, apesar de não serem propriamente amarelos, são ricos em gordura, calorias e colesterol. Brie, gouda e gorgonzola são exemplos.

Processados e ultraprocessados: entenda a diferença

Os especialistas explicam que todos os queijos feitos somente com leite, sal e fermento entram no grupo dos processados. Eles podem ser consumidos em pequenas quantidades, preferencialmente acompanhando refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados.

Segundo o manual Alimentação Cardioprotetora, do Ministério da Saúde, os queijos ultraprocessados são aqueles que têm em sua composição diversos aditivos químicos, como acidulantes, estabilizantes e conservantes. Portanto, o ideal é evitá-los. Lembrando que o grupo de alimentos ultraprocessados está associado a uma piora da qualidade nutricional da alimentação e maior risco de ocorrência de doenças crônicas como obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Consuma com moderação

Queijos são ricos em proteínas, vitamina A e cálcio. Entretanto, além do conteúdo elevado de gorduras saturadas do próprio do leite, são produtos com alta densidade de energia (em função da perda de água durante o processamento) e com alta concentração de sódio (devido à adição de sal).

De acordo com os especialistas do Ministério da Saúde, exemplos de bons usos do queijo são na finalização do macarrão e de outras massas ou como cobertura para gratinar as preparações. Em grande quantidade ou como substitutos de refeições, não!

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