Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Receitas sem carne para preparar no dia a dia

sexta-feira, 7 de junho de 2019

PUre de feijão, cebola e tomilho

Foi-se o tempo em que receitas sem carne eram sinônimos de pratos sem sabor. Se você está investindo em um cardápio com cada vez mais opções vegetarianas, parabéns! Essa é uma das maiores tendências em gastronomia. E, para inspirar você a deixar a comida do seu restaurante cada vez mais gostosa, aí vão duas sugestões de receitas sem carne.

Falafel

No processador, bata 1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido até ficar bem triturado. Transfira para uma tigela e junte com 1 cebola pequena picada, 3 dentes de alho picados, ½ colher (chá) de fermento em pó, 2 colheres (chá) de sal, 1 pitada de cominho em pó, 1 pitada de páprica picante, 1 pitada de coentro em pó, pimenta síria a gosto, folhas de hortelã picadas a gosto, 1 colher (sopa) de salsinha picada e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Misture até formar uma massa homogênea. Cubra e reserve na geladeira por 30 minutos. Divida a massa reservada em 15 porções, modele bolinhas e achate levemente com as palmas das mãos. Você pode fritar em óleo quente ou assar em forno médio até dourar.

Dica: sirva com um molho feito com 1 pote de iogurte natural, 1 colher (chá) de hortelã picada, 1 colher (sopa) de suco de limão e sal a gosto.

Purê de feijão branco com tomilho e cebola

Em uma panela, aqueça em fogo baixo ½ xícara (chá) óleo e adicione 1 cebola grande cortada em rodelas finas. Frite lentamente até ficar dourada, mexendo algumas vezes, para que não queimem. Escorra em papel toalha e reserve.

Em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio e doure 1 cebola pequena picada e 1 dente de alho picado. Junte 500g de feijão branco cozido e refogue por 2 minutos. Bata o refogado no processador até obter um purê homogêneo. Volte o purê para a panela, acrescente 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso, tomilho a gosto e misture bem. Coloque em um refratário e cubra com as cebolas reservadas. Sirva em seguida.

Dica: Experimente finalizar com queijo parmesão ralado e levar purê para gratinar.

Voltar