Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Seu restaurante está bem estruturado?

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Faça uma rápida avaliação da área do estabelecimento. A divisão precisa atender de forma confortável não só a clientela, mas também a sua equipe de trabalho. São necessários três ambientes, além de espaços como sanitários feminino e masculino para clientes; banheiros e vestiários (separados do público) para funcionários; e área de armazenamento de lixo.

Para ter ideia das dimensões dessa divisão, veja o exemplo de um restaurante que ocupa uma área de 120m². Nesse espaço, é possível atender uma média de 250 clientes por dia, e a área pode ser dividida em três ambientes:

– Salão de refeições (70m²) – a entrada do salão deve ficar na frente do restaurante, o caixa ao lado da porta de entrada, o balcão com pratos frios e saladas em primeiro plano dentro do salão e, ao seu lado, a mesa com pratos e talheres.
– Cozinha (30m²) – deve ficar ao fundo e a porta, facilitar o reabastecimento do salão. A cozinha pode ser dividida em duas áreas: uma para os pratos quentes e outra para o buffet de frios. Essa divisão facilita a organização e a produção.
– Depósito (20m²) – ao lado do salão deve funcionar o depósito, com as prateleiras de mantimentos distribuídas em forma de corredor. O depósito para estoque dos alimentos requer local seco, fresco e limpo.

Além disso, vale observar que o acesso ao restaurante deve ser largo o suficiente para permitir a entrada e saída sem choques. Não se esqueça, ainda, de ter rampas nos acessos que facilitem a entrada de portadores de deficiências. O ambiente climatizado vai contar pontos a favor do seu negócio, assim como os sanitários sempre em perfeita ordem.

Voltar