Blog / Notícias, dicas e todas informações do Programa.

Sua mão-de-obra é qualificada?

sábado, 28 de outubro de 2017

Veja algumas dicas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para formar uma boa equipe e investir na capacitação do seu pessoal:

– O processo de captação de mão-de-obra é um esforço conjunto de marketing ativo. É preciso estar atrás de profissionais, pois a demanda é maior que a oferta. Tanto que alguns empreendedores montam departamentos específicos para captação de funcionários.
– Uma forma ativa de captação é traçar o perfil desejado para a sua equipe. Isso é como “passar uma peneira” entre os potenciais candidatos, agilizando o processo.
– Antes de sair anunciando vagas de emprego aos quatro cantos, faça uma espécie de programa de remuneração para o funcionário que captar outro trabalhador, como amigos ou conhecidos.
– Após montar sua a equipe, é preciso ter em mente que a qualificação constante é essencial. A medida serve para capacitar tanto o funcionário que não tem experiência, quanto atualizar a equipe com novas regras e dar retorno sobre a satisfação do cliente.
– Na qualificação interna é preciso estabelecer uma periodicidade, como uma reunião semanal ou mensal, para repassar orientação para a equipe.
– Também é importante que os funcionários sejam estimulados a buscar qualificação externa, que pode ser feita em parceria com diversas entidades sociais.
– Manter um canal de comunicação com o cliente também é fundamental para poder dar retorno à equipe. Isso pode ser feito por meio do contato direto ou por pesquisa formal (feita por assessores, quando o proprietário não teve condições de fazer esse tipo de consulta).

Voltar