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Transforme o sanduíche em uma refeição saudável

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

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É possível preparar um sanduíche saudável e que contenha todos os grupos alimentares? Sim! É perfeitamente possível e mais fácil que você imagina. Aliás, quem nunca trocou uma refeição por um sanduíche que atire o primeiro tomate! Porém, nem sempre a troca é saudável, já que a maioria dos sanduíches não oferecem todos os grupos alimentares.

Mas, com os ingredientes certos, você pode comer um lanche e manter a forma, sem se preocupar. O primeiro passo é pensar nos ingredientes. O ideal é que o sanduba contenha carboidratos complexos (pão integral), verduras, legumes e proteína, tanto animal, quanto vegetal. A fruta também deve estar presente na refeição, na sobremesa ou até como um ingrediente do lanche.

O pão integral é a melhor opção para um sanduíche saudável. Como recheio, o ideal é usar atum ou frango desfiado, um bife de carne magra ou até um hambúrguer caseiro. Se você não é fã de carne, pode substituir por queijo cottage, queijo minas ou ricota, por exemplo. Se quiser misturar as proteínas, lembre-se de dividir a porção, que deve caber na palma da sua mão. Evite usar embutidos, como salsicha, salame e presunto.

Escolha as hortaliças para deixar seu sanduíche mais nutritivo. Vale alface, tomate, cenoura, beterraba, rúcula, agrião e o que mais sua criatividade deixar. Você também precisa de uma fonte de proteína vegetal, como ervilha, grão-de-bico, soja, etc. A pasta de grão-de-bico é uma opção interessante para os lanches.

Se quiser, você também pode usar o pão folha e enrolar o sanduíche, que vai virar um wrap. Outro pão interessante é o sírio. Evite molhos prontos, como maionese, catchup e mostarda ou molhos à base de creme de leite. Se quiser, faça um molho com iogurte e ervas frescas ou use um pouco de azeite. Pronto! Agora é hora de aproveitar sua refeição, com muita saúde.

Lembre-se: Você pode substituir uma refeição por um sanduíche de vez em quando, mas não faça disso um hábito.

 

 

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